Programas de melhorias habitacionais entregam moradia digna e geram emprego em Penedo
Com ações conjuntas da Prefeitura de Penedo e do Governo de Alagoas, a gestão do prefeito Ronaldo Lopes amplia o trabalho que atende quem mais necessita de políticas públicas.

Famílias de baixa renda beneficiadas em Penedo com políticas públicas que asseguram moradia digna estão voltando pra casa, gratas e satisfeitas com o resultado dos programas de melhorias habitacionais.
Executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o trabalho é viabilizado por recursos próprios do município para moradias afetadas pelas chuvas ou por meio de convênio entre a Prefeitura de Penedo e o Governo de Alagoas.
Ao todo, os investimentos contemplam mais de 365 unidades residenciais de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com imóveis já recuperados e devolvidos aos proprietários, principalmente nos bairros Santo Antônio (Barro Vermelho) e Santa Isabel (Matadouro).
Uma das famílias beneficiadas é a da aposentada Eliene dos Santos, residente há mais de 40 anos na comunidade ainda conhecida pela referência ao desativado local de abate de animais.
Ela e a filha ficaram desalojadas durante o inverno de 2022, ano em que se registrou um recorde de chuvas no município. “Foi tanta água que a fossa afundou e o banheiro também”, recorda sobre o estrago reparado graças ao Programa de Melhorias Habitacionais, assim como a estrutura geral do imóvel.
Com mudança agendada para breve, ela foi amparada por aluguel social pago por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH).
A conclusão de serviços também acontece no Jatobá, localidade situada à margem da Lagoa do Oiteiro, onde Darliane Freitas recebeu as chaves da casa danificada durante o inverno, desalojando a família que depende basicamente do BPC do filho deficiente e do trabalho informal do marido, ‘carregador’ de caminhão.
Darliane conta que foi morar com a mãe e que muitas pessoas diziam que a obra seria parada depois das eleições, reafirmando sua confiança em Deus e no Prefeito Ronaldo Lopes, recebendo o imóvel recuperado em sua estrutura e com caixa d’água.
O trabalho que devolve moradia digna ao povo mais necessitado é feito por dezenas de pessoas, cerca de 50 somente nas funções da construção civil, segundo o mestre de obras Pedro Sérgio.
Ele coordena as equipes que executam serviços atualmente na comunidade Brasília (Barro Vermelho), bairro Senhor do Bonfim (Oiteiro) e na parte baixa da cidade.
“Em cada casa, nós temos quatro funcionários, dois pedreiros e dois ajudantes, e todos são daqui de Penedo”, informa Pedro Sérgio sobre a geração de emprego que se estende para encanador, eletricista e carpinteiro, além de cargos administrativos e motorista.
Enquanto uma equipe botava a mão na massa no alto da comunidade Brasília, no bairro Santo Antônio, Maria do Socorro dos Santos conferia o resultado do serviço em sua casa. Ela deixou a zona rural de Penedo para viver ao lado de parentes, morando sob risco.
“As paredes eram de tijolo de bloco, mas quando ventava forte balançava tudo, eu via a hora de morrer debaixo das paredes”, conta a mulher que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio.
“Ele disse que queria casar comigo, mas como eu não quis, ele disse que atirou pra matar porque não ia ser ele e nem ninguém”, revela a mulher sobre o autor do crime que ‘morreu de cachaça’, segundo a vítima que tem no rosto as marcas da violência que sofreu.
“Graças a Deus eu estou viva e agora com minha casinha arrumada porque eu pensava que ia morrer e ninguém ia fazer nada, nem por mim e nem pelas pessoas daqui da Brasília”, diz Maria do Socorro sobre a localidade também beneficiada pelo Vida Nova nas Grotas, a primeira atendida pelo Governador Paulo Dantas fora de Maceió.
Com ações conjuntas da Prefeitura de Penedo e do Governo de Alagoas ou por meio de iniciativas próprias da administração municipal, sem distinção de credo, cor ou bandeira partidária, a gestão Ronaldo Lopes amplia o trabalho que atende quem mais necessita de políticas públicas.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
