Uneal inaugura quatro novos laboratórios no Campus II em Santana do Ipanema
Os laboratórios vão atender as demandas acadêmicas e também as necessidades locais da região por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizou a inauguração de quatro laboratórios no Campus II, em Santana do Ipanema: o Laboratório de Gases de Efeito Estufa, o Laboratório de Microscopia, o Laboratório de Análises de Leite e o Laboratório de Microbiologia e Bromatologia. Com um investimento de R$ 1 milhão em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), os espaços fortalecem as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.
Parceria com a comunidade e avanço tecnológico
Os laboratórios vão atender as demandas acadêmicas e também as necessidades locais da região por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais. Equipados com tecnologias avançadas, os novos espaços serão fundamentais para projetos científicos e para a formação prática dos alunos.
Durante a inauguração, que aconteceu como parte da programação da confraternização do curso de Zootecnia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, egresso do curso na Uneal, destacou os resultados do investimento. “Eu fico feliz não só com a visita, mas também em ver os investimentos que o estado fez já gerando resultados. Os equipamentos estão sendo utilizados pelos alunos, que agora têm uma formação muito mais aprofundada do que na minha época. Isso nos motiva a continuar trabalhando pela universidade”, afirmou.
Reconhecimento e perspectivas
O evento contou com a presença do reitor Odilon Máximo, do vice-reitor Anderson Barros, do diretor do Campus II, Israel Gomes de Amorim Santos, do coordenador do curso de Zootecnia, José Crisólogo, de professores, alunos, egressos, e do juiz do trabalho Dr. Henrique Cavalcante, da vara de Santana do Ipanema.
O reitor, Odilon Máximo enfatizou a importância dos novos laboratórios para o avanço da ciência. “Estes laboratórios não apenas modernizam nossa estrutura, mas demonstram o compromisso da Uneal com o desenvolvimento da ciência, da educação e da região.”
Já o vice-reitor, Anderson Barros, destacou o impacto acadêmico. “Esses espaços permitirão aos nossos estudantes vivenciar a prática e avançar no desenvolvimento de pesquisas conjuntas que colocam a Uneal como uma referência.
O diretor do Campus II, Israel Gomes de Amorim Santos, reforçou o papel da estrutura no fortalecimento dos cursos. “É um marco importante para a formação de nossos alunos, que agora têm ainda mais oportunidades de se destacar na área acadêmica e no mercado de trabalho.”
O coordenador de Zootecnia, José Crisólogo, apontou os próximos desafios. “Ainda estamos montando os Laboratório de Tecnologia de Alimentos, o Laboratório de Reprodução e Genética, o Laboratório de Parasitologia e Hematologia Animal e o Laboratório de Aquicultura Geral. Mas o que foi entregue hoje já representa um enorme avanço para o curso e para a universidade.”
Trabalho em equipe e envolvimento estudantil
Os laboratórios já estão em funcionamento com o apoio de bolsistas e voluntários, como a egressa Fernanda Ítala, que contribuem para o desenvolvimento das atividades.
Confraternização e integração
Além da cerimônia de inauguração, os participantes desfrutaram de um almoço sob as árvores, num momento de integração e celebração entre docentes, discentes, egressos e convidados.