Uneal inaugura quatro novos laboratórios no Campus II em Santana do Ipanema
Os laboratórios vão atender as demandas acadêmicas e também as necessidades locais da região por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizou a inauguração de quatro laboratórios no Campus II, em Santana do Ipanema: o Laboratório de Gases de Efeito Estufa, o Laboratório de Microscopia, o Laboratório de Análises de Leite e o Laboratório de Microbiologia e Bromatologia. Com um investimento de R$ 1 milhão em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), os espaços fortalecem as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.
Parceria com a comunidade e avanço tecnológico
Os laboratórios vão atender as demandas acadêmicas e também as necessidades locais da região por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais. Equipados com tecnologias avançadas, os novos espaços serão fundamentais para projetos científicos e para a formação prática dos alunos.
Durante a inauguração, que aconteceu como parte da programação da confraternização do curso de Zootecnia, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, egresso do curso na Uneal, destacou os resultados do investimento. “Eu fico feliz não só com a visita, mas também em ver os investimentos que o estado fez já gerando resultados. Os equipamentos estão sendo utilizados pelos alunos, que agora têm uma formação muito mais aprofundada do que na minha época. Isso nos motiva a continuar trabalhando pela universidade”, afirmou.
Reconhecimento e perspectivas
O evento contou com a presença do reitor Odilon Máximo, do vice-reitor Anderson Barros, do diretor do Campus II, Israel Gomes de Amorim Santos, do coordenador do curso de Zootecnia, José Crisólogo, de professores, alunos, egressos, e do juiz do trabalho Dr. Henrique Cavalcante, da vara de Santana do Ipanema.
O reitor, Odilon Máximo enfatizou a importância dos novos laboratórios para o avanço da ciência. “Estes laboratórios não apenas modernizam nossa estrutura, mas demonstram o compromisso da Uneal com o desenvolvimento da ciência, da educação e da região.”
Já o vice-reitor, Anderson Barros, destacou o impacto acadêmico. “Esses espaços permitirão aos nossos estudantes vivenciar a prática e avançar no desenvolvimento de pesquisas conjuntas que colocam a Uneal como uma referência.
O diretor do Campus II, Israel Gomes de Amorim Santos, reforçou o papel da estrutura no fortalecimento dos cursos. “É um marco importante para a formação de nossos alunos, que agora têm ainda mais oportunidades de se destacar na área acadêmica e no mercado de trabalho.”
O coordenador de Zootecnia, José Crisólogo, apontou os próximos desafios. “Ainda estamos montando os Laboratório de Tecnologia de Alimentos, o Laboratório de Reprodução e Genética, o Laboratório de Parasitologia e Hematologia Animal e o Laboratório de Aquicultura Geral. Mas o que foi entregue hoje já representa um enorme avanço para o curso e para a universidade.”
Trabalho em equipe e envolvimento estudantil
Os laboratórios já estão em funcionamento com o apoio de bolsistas e voluntários, como a egressa Fernanda Ítala, que contribuem para o desenvolvimento das atividades.
Confraternização e integração
Além da cerimônia de inauguração, os participantes desfrutaram de um almoço sob as árvores, num momento de integração e celebração entre docentes, discentes, egressos e convidados.
Últimas notícias
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
