Em Delmiro Gouveia, município se compromete a prestar assistência a alunos com deficiência após ação do MPAL
As partes envolvidas chegaram a um consenso após audiência ocorrida na terça-feira (26/11)

Em desdobramento das ações ajuizadas pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, em desfavor do Município, visando uma assistência digna para crianças e adolescentes com deficiência e matriculadas na rede pública de ensino, as partes envolvidas chegaram a um consenso após audiência ocorrida na terça-feira (26). Os gestores se comprometeram a adotar providências mediante os requerimentos feitos pela autoridade ministerial.
O promotor de Justiça Denis Guimarães, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, havia, em 2023, entrado com processo judicial com tutela de urgência para evitar prejuízos no desenvolvimento de 55 crianças.
“Era inconcebível crianças e adolescentes com deficiências diversas, sem profissionais especializados, habilitados para atender todas as necessidades desses meninos e meninas que têm total dependência. Enfim, o Município agora entendeu suas obrigações e decidiu cumprir a determinação judicial. Em nosso último pedido solicitamos, inclusive, o bloqueio de contas para garantir o custeio das mensalidades em escolas particulares, mas que, diante da nova postura adota, não será necessário por ora”., expõe o promotor de Justiça.
Acordado
Um dos pontos bastante tocado tanto nos autos, quanto durante a reunião, diz respeito à contratação imediata de até 20 profissionais de educação de atendimento especializado, pois há casos em que, meninos e meninas deficientes não recebem a atenção adequada. Ficou decidido que tais contratações serão feitas de forma direta pelo Município e poderão se estender até fevereiro de 2025. Quanto aos profissionais temporariamente contratados, vale lembrar que há critérios, um deles é ter cursado o Ensino Médio devendo possuir ao menos ensino médio completo.
Questionado sobre salas de atendimento especializado, o Município informou já existir Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todos as unidades escolares. No entanto, foi pedido que seja juntado aos autos uma lista com referência das salas, elencando os profissionais que atuam, bem como a relação de alunos beneficiados com o referido suporte. O Município já disponibilizou tais informações nessa segunda-feira (02).
Outrossim, atendendo a mais um pedido do Ministério Público, o Município assumiu o compromisso de ter em seu quadro de pessoal, permanentemente, o quantitativo suficiente de professores auxiliares habilitados para assistência pedagógica individualizada em sala de aula comum e profissionais de apoio escolar que deem suporte para alimentação, higienização e locomoção nos estabelecimentos de ensino. Esse atendimento é exclusivo para os alunos da rede municipal que têm dependência mais elevada.
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
