Uneal Abre Inscrições para Programa de Professor Voluntário
O programa contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão na Uneal, sendo exercidas de forma voluntária e não remunerada
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), abriu inscrições para o Programa de Professor Voluntário (Edital nº84/2024). A iniciativa está amparada na Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e na Resolução nº 010/2019 do Conselho Universitário (Consu/Uneal). As inscrições estão abertas de 2 a 6 de dezembro de 2024.
Atividades e Características do Programa
O programa contempla atividades de ensino, pesquisa e extensão na Uneal, sendo exercidas de forma voluntária e não remunerada. O serviço voluntário não gera qualquer tipo de vínculo empregatício, obrigação trabalhista ou previdenciária por parte da universidade.
Os professores voluntários atuarão nos cursos de graduação, fortalecendo o ensino e promovendo a interação entre a universidade e a sociedade.
Requisitos para Inscrição
Os interessados em participar do programa devem atender aos seguintes critérios:
- Possuir título de Mestrado e/ou Doutorado em instituição reconhecida pelo MEC;
- Apresentar carta de recomendação de um docente efetivo do curso ou área em que atuará;
- Não ter condenação definitiva por crime, contravenção ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou função pública.
Inscrição e Documentação
As inscrições devem ser realizadas através do formulário online disponível aqui. Os candidatos devem anexar em formato PDF:
- Carta de interesse (Anexo I);
- Carta de apresentação de um docente do quadro efetivo;
- Plano de Trabalho Voluntário (Anexo II);
- Currículo Lattes atualizado com as comprovações e link para a plataforma;
- Diplomas de graduação e pós-graduação;
- Documentos pessoais (RG e CPF);
- Comprovante de residência.
Propostas enviadas após o prazo ou por outros meios não serão aceitas.
Processo de Avaliação e Seleção
As inscrições serão avaliadas pelos colegiados dos cursos, que vão analisar a documentação e o plano de trabalho apresentado. Após a aprovação, a ata da reunião será encaminhada para os procedimentos administrativos.
Vagas Disponíveis
A Uneal disponibiliza vagas para os seguintes campi:
- Campus I : 7 vagas
- Campus II : 2 vagas
- Campus III : 5 vagas
- Campus IV : 1 vaga
- Campus V : 1 vaga
- Campus VI : 1 vaga
Termo de Adesão e Duração
Os candidatos selecionados vão celebrar o Termo de Adesão, com validade de até um ano, podendo ser prorrogado por até 24 meses. Durante o período de vigência, os professores voluntários deverão apresentar relatórios semestrais das atividades desenvolvidas.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail: [[email protected]].

Últimas notícias
Câmara discute afundamento dos bairros e espigões no Litoral Norte na próxima semana
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Arapiraca
Perdão da dívida de MEI será automático a partir de 1º de janeiro; veja regras
Falsos veterinários são indiciados após castrações clandestinas em Maceió
Arthur Lira articula nos bastidores presidência da CCJ do Senado Federal
Circuito Câmara recebe crianças do projeto Mais Pela Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
