Hemoal realiza coletas externas de sangue e em Arapiraca e Maceió nesta terça-feira
As ações itinerantes promovidas pelo Hemocentro de Alagoas visam facilitar o acesso dos voluntários
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia o mês de dezembro com duas coletas externas de sangue simultâneas nesta terça-feira (3). Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na praça Marques da Silva, no bairro Centro; das 8h às 16h; Já em Maceió, a iniciativa será das 9h às 16h, no Centro Médico do Parque Shopping, no bairro Cruz das Almas.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue devem ter boa saúde, bem como, idade entre 16 a 69 anos. Também é necessário pesar no mínimo 50 quilos, conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. No caso dos documentos apresentados, é importante ressaltar que eles devem ser originais, oficiais e com foto, a exemplo da Carteira de Identidade.
Já com relação aos voluntários que irão repetir o procedimento, os homens devem aguardar um intervalo de dois meses e as mulheres devem esperar três meses. No caso daqueles que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente.
Ainda segundo o MS, os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
