Brasil

Retrospectiva 2024: memes do ano tiveram de Calabreso a Xou Xuxa; relembre

Sucessos do cinema e das novelas também tomaram conta da web

Por 7segundos com GShow 03/12/2024 17h05
Retrospectiva 2024: memes do ano tiveram de Calabreso a Xou Xuxa; relembre
Compilado de memes de sucesso em 2024 - Foto: Reprodução

Que 2024 é esse?! No melhor estilo "BR" de encerrar o ano, tudo o que não pode faltar no dezembro do brasileiro é aquele amigo oculto de lei, a macarronese (sem passas!) no Natal, e os memes que marcaram o ano na ponta da língua - afinal de contas, nunca se sabe quando você vai precisar criar assunto com aquele tio de longe, que só te visita no Réveillon.

Pensando nisso, o gshow reuniu uma lista do que mais bombou na internet ao longo dos últimos doze meses. Spoilers? Tem desde uma cena que viralizou, em Mania de Você, por causa de uma figurante beeem expressiva, até o X saindo do ar. Ah, e claro: quem mais dançou com o "tigrão" Bruno Mars?

Siga o fio, e relembre! 

"Que Xou da Xuxa É Esse?"

A pergunta que uniu o país inteiro tem dona: Patrícia Veloso! Foi só um trecho da professora viralizar em um dos episódios do documentário original Globoplay, Pra Sempre Paquitas (2024), que logo o bordão foi parar na boca do povo!

Dando entrevista para um jornal de TV sobre um show lotado da apresentadora Xuxa, na década de 80, a criança indignada fez sucesso com a pergunta. Mais de três décadas depois, no Rock in Rio deste ano, Patrícia garantiu seu tão sonhado encontro com a Rainha dos Baixinhos!

"Brasil do Brasil" e mais bordões do BBB 24

A casa mais vigiada do país, como não poderia deixar de ser, pautou a zoeira do início do ano. Tretas, como a de Davi Brito e Lucas Buda, por exemplo, trouxeram o mantra "Calma, Calabreso" à moda. A frase, do humorista Toninho Tornado, logo ganhou o público, estampou fantasias de Carnaval e virou hit pela banda "La Fúria"!

Uma outra discussão, dessa vez envolvendo Fernanda Bande e Alane Dias, trouxe à tona o famoso "Chora, bonequinha". Já a espontaneidade de Beatriz Reis, conhecida como Bia do Brás ao longo dos episódios do programa, fez do "Brasil do Brasil" um dos pontos altos do reality.

A frase surgiu como justificativa durante a berlinda enfrentada pela ex-camelô, no terceiro Paredão da temporada. O resto, é história...

R.I.P. Twitter

Tendo morrido e ressuscitado em questão de dias, o X (antigo Twitter) saiu do ar após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Intimando o dono da plataforma, Elon Musk, a nomear um representante legar para a rede, o pedido do político não foi atendido dentro do prazo estimado.

Com a ferramenta desativada, a falta do espaço virtual foi sentida por seus vários fãs de carteirinha. O "velório", no entanto, não poderia deixar de ser bem-humorado - como tudo o que rola por lá.

Após mais de um mês em uma batalha judicial com o governo brasileiro, o X foi novamente liberado em território nacional. E, óbvio: as boas-vindas foram igualmente engraçadas!

Figurante viral

Em uma das grandes reviravoltas de Mania de Você, lá estava ela: a figurante Antonela Azevedo. Pronta para colocar suas caras e bocas em ação, a vendedora de açaí interpretou uma jornalista durante a cena - mas acabou, ela mesma, virando a manchete.

A moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, logo caiu nas graças dos telespectadores com sua entrega cênica. Em entrevista ao Mais Você, de Ana Maria Braga, ela contou mais sobre os bastidores da gravação.

"Me pediram para não ser tão expressiva, porque eu já sou demais. Mas foi bem por conta própria, vi uma oportunidade e aproveitei. Sempre soube agarrar as oportunidades, e ali vi que era o momento", contou.

As Olimpíadas e o pódio de memes

Se o quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris 2024 fosse atualizado por memes, o Brasil com certeza seria o campeão absoluto! O país, que se orgulhou da equipe de Ginástica e de Rebeca Andrade, também não pôde deixar de replicar o vídeo onde a atleta contava o que passava pela sua cabeça antes de encarar as arenas da competição.

Por sua vez, a atleta de canoagem Ana Sátila ficou famosa pela quantidade de treinos que precisou realizar antes de encarar a disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos.

E, é claro, que o pódio com a nossa quantidade de medalhas ganharia um jeito todo especial de ser divulgado, né? A cada nova conquista, um novo atleta brasileiro surgia na montagem que ganhou a simpatia de todo mundo!

"Uma nova emoção!"

Já olhou para alguém e pensou: o que se passa na cabeça dela? Sucesso de público e crítica, a sequência de "Divertida Mente 2" apresentou novas emoções em sua nova jornada nos cinemas, em junho deste ano.

Um trecho do trailer onde Alegria tenta proteger os outros sentimentos da Ansiedade viralizou, com imagens brincando com vontades ou desejos reprimidos dos internautas. Além da personagem laranjinha, Tédio, Inveja, Vergonha e Nostalgia chegaram para movimentar ainda mais a cabeça de Riley nesta nova etapa da franquia da Pixar.

O jeito "BRAT" de viver

"BRAT" é o título do sexto álbum da inglesa Charli XCX. A capa do disco movimentou as redes sociais desde o seu anúncio: uma tela verde neon, com título preto, centralizado, dava o tom da simples "ilustração". Em inglês, a palavra faz referência a um comportamento infantil e mimado.

O estilo um tanto quanto clean da arte e o verde diferentão da capa logo tornaram-se populares entre os fãs da cantora - e, quem diria: o jeito "BRAT" de viver estourou a bolha!

"Bonde do Brunão"

Após 15 shows no Brasil, em 2024, e passando mais de 30 dias no país, o cantor Bruno Mars agradeceu aos fãs "brazucas" de uma maneira só dele. Em um vídeo postado em suas redes, no dia 7 de novembro, o artista apareceu cantando funk em português!

E não foi só isso: Bruninho, como foi apelidado por muitos nas redes, também surgiu em cenas na garupa de uma moto, socializando com um "doguinho" caramelo e, até mesmo, simulando uma tatuagem do Cristo Redentor na barriga.

Trocando em miúdos: é o maioral!

Entre tantos memes dessa retrospectiva "diferentona", a pergunta que fica é: qual deles será renovado para 2025?