Geral

Com apoio da MVV, 2º Festival SESI de Arte e Cultura agita alunos de Craíbas

Evento ocorreu no SESI Tec e também contou com parceria da Prefeitura, com cessão de prêmios

Por 7segundos com assessoria 04/12/2024 16h04
Com apoio da MVV, 2º Festival SESI de Arte e Cultura agita alunos de Craíbas
Com essa unidade em Craíbas, os jovens são os maiores beneficiados - Foto: Assessoria

Uma tarde para ficar na memória dos alunos(as) de três escolas municipais da cidade de Craíbas. Nesta terça-feira (3), o SESI Tec foi palco da 2ª edição do Festival SESI de Arte e Cultura, desta vez com o tema “SESI Tec Conexões Criativas”.

Essa culminância foi realizada em parceria entre o Serviço Social da Indústria de Alagoas (SESI/AL), a Prefeitura de Craíbas e a Mineração Vale Verde (MVV).

Houve apresentações de oito grupos divididos em duas categorias, envolvendo “Dança e Canto” e “Cordel”, tendo ao final premiações com tablets sendo entregues para os estudantes e notebooks para os professores(as), em se tratando dos melhores em cada categoria.

O poeta e cordelista Wagner Silva abriu os trabalhos fazendo uma bela declamação de um poema de sua autoria sobre os 42 anos de Emancipação Política de Craíbas, comemorados este ano, falando sobre a força do povo e da juventude que está por vir, trazendo novos horizontes para a cidade.

É o caso do grupo formado por alunos e alunas do 7º ano (Anna Clara Esther Silva, Pamella Silva e Heloá Mendes, todas de 13 anos) e do 9º ano (Anderson Lopes, de 14), que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, orientados(as) pelo professor Maciel Silva.

Eles fizeram uma paródia de uma música católica chamada “A Escolhida”, enfatizando na nova letra o fato de a cidade ser conhecida também como a “Terra do Coração de Ouro”, por conta da Nossa Senhora de Beauraing, cuja estátua está no Centro da cidade, muito por influência de outra grande figura religiosa da região: o padre José Thiesen.

“Foi uma experiência muito legal fazer esta música junto com o grupo! Eu já sabia tocar violão, então a adaptação foi natural. Fizemos a letra aos poucos, sempre acertando alguns detalhes em aulas e até mesmo em um grupo de WhatsApp que fizemos. Íamos escrevendo, cantando alguns trechos para ver se ficava bom. O resultado ficou excelente, até porque contamos com uma artista da nossa terra, a cantora Heloá Mendes. Adoramos participar desta nova edição do Festival”, conta o estudante Anderson Lopes, que imprimiu a bandeira de Craíbas e a adesivou em seu próprio violão, mostrando também o orgulho de ser e pertencer.

Todas as performances foram coroadas de muito carisma, desenvoltura e talento, a trazer aspectos da cidade de Craíbas, suas mulheres, seus ícones e sua história, sendo, inclusive, a MVV uma das citadas como uma das novas riquezas da região.

“Para a mineradora, estar em um evento assim é significativo pelo legado positivo que a empresa já vem deixando no território onde está inserida. A Educação e a Cultura são dois pilares importantes para a formação e desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais consciente, tendo em vista que esses jovens serão o futuro de Craíbas. Eles precisam ter essa base para poderem seguir seus caminhos profissionais em breve. E ter o SESI e a Prefeitura de Craíbas ao nosso lado só nos mostra que estamos todos no caminho certo. Sem arte e cultura, seríamos um povo sem memória”, pontua a analista institucional da MVV, Kaline Santos.

Antes dessa culminância do 2º Festival SESI de Arte e Cultura, houve oficinas preparatórias, onde os alunos e alunas das Escolas Municipais Ten. Cel. José Barros Paes, Padre José Thiesen e Pedro Ramos Francisco puderam aprender novas habilidades, como trabalho em equipe, pesquisa e comunicação, saberes estes que certamente serão usados por todos(as) ao longo da vida.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação de Craíbas, Andréa Madeiro; a subsecretária Municipal de Educação de Craíbas, Edna Farias; a analista de Educação do SESI/AL, Carolina Alencar; e as orientadoras pedagógicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (SENAI/AL), Cristiana Cândido e Cristine Gonçalves.

SESI TEC


A unidade SESI Tec fica ao lado do INSS de Craíbas, na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade, contando com energia solar e reuso de água tratada, sendo uma parceria entre a MVV, o SESI/AL e a Prefeitura Municipal. Com pouco mais de 200m² de área, o local é o primeiro empreendimento deste modelo a ser inaugurado no Brasil e, por extensão, também o primeiro a contar com a iniciativa privada como parceira — neste caso, a MVV.

No referido espaço vem sendo desenvolvido o Programa de Formação em Metodologia Maker, a partir de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura maker e em metodologias ativas.

Com essa unidade em Craíbas, os jovens são os maiores beneficiados, que podem fazer cursos específicos, através de pautas de Educação Profissional e Empreendedorismo.