Conheça chá que ajuda a controlar a diabetes e virou febre no TikTok
Planta fácil de ser encontrada no Brasil possui vários benefícios nutricionais, mas é preciso ter cuidado com seu consumo

Os benefícios do chá de moringa tem conquistado a atenção do público no TikTok. A bebida está sendo recomendada por diversos influenciadores como uma forma de acelerar a perda de peso e melhorar o controle do açúcar no sangue. Entretanto, nem tudo são flores quando se trata dessa planta.
A moringa, também conhecida como acácia branca, é facilmente encontrada no Brasil. A planta possui vagens alongadas e folhas pequenas e arredondadas. Do ponto de vista nutricional, é rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C.
Os compostos conferem à planta ação antioxidante e anti-inflamatória, além de ajudar a controlar a diabetes.
“Praticamente todas as partes da árvore são comestíveis e usadas na alimentação: folhas, raízes, vagens, flores e sementes. A planta é rica em antioxidantes como vitamina C, beta-caroteno e quercetina, que ajudam a baixar a pressão arterial, além de reforçarem o sistema imunológico”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia (GO).
Uma série de estudos feitos por farmacêuticos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriu que o extrato da moringa possui potencial terapêutico para o controle da glicemia.
A planta é rica em ácido clorogênico, que ajuda a moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições, pois estimula a produção e liberação de insulina no organismo.
Um estudo de 2014 mostrou que a suplementação com uma colher de pó de folha de moringa na alimentação de 30 mulheres com diabetes reduziu os níveis de açúcar no sangue em jejum em 13,5%.

Contraindicações do chá de moringa
Depois que a planta entrou na moda, vários “remédios caseiros” à base de moringa começaram a ser comercializados. Em 2019, havia o boato de que a planta curava o câncer, o que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a restringir a venda de suplementos feitos com moringa para tentar conter o consumo desenfreado.
A restrição não está mais em vigor, mas a Anvisa mantém o alerta para o uso da moringa como remédio. Em excesso, a planta pode levar ao acúmulo de cálcio no corpo, o que prejudica o funcionamento dos rins.
“A moringa é uma planta que possui uma alta concentração de cálcio, estima-se que 100 gramas dela equivale a mesma quantidade do mineral encontrada em 1,3 kg de cenoura, mas esse aporte pode ser excessivo e agravar casos de cálculo renal”, explica o médico Silas Soares, de Belo Horizonte (MG).
Antes de incorporar o chá de moringa na dieta é indicado procurar um profissional de saúde para orientações.
Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió

Motorista perde controle de caminhonete e invade calçada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
