Turismo

São Sebastião é a primeira cidade a assinar termo de adesão à Instância do Agreste

Município é reconhecido por sua tradição na produção da Renda de Bilro, suas raízes indígenas e seus sabores típicos

Por Mackson Douglas com Ascom 30/12/2024 09h09 - Atualizado em 30/12/2024 10h10
São Sebastião é a primeira cidade a assinar termo de adesão à Instância do Agreste
São Sebastião - Foto: Reprodução

A cidade de São Sebastião, localizada no Agreste alagoano, acaba de se tornar a primeira da região a formalizar acordo com o Termo de Adesão da Instância do Agreste. A assinatura do termo é um marco importante para o município, que agora integra oficialmente a Governança que trabalha para promover, divulgar e fomentar o turismo na região.

A Presidente da Instância do Agreste, Evânia Albuquerque, destacou a relevância dessa adesão, ressaltando que o município de São Sebastião assume um papel essencial na promoção do turismo regional.

"É de grande importância que São Sebastião se una a essa Governança, pois a cidade tem muitos atrativos que merecem ser conhecidos e valorizados, como sua rica cultura, os povos indígenas e, claro, a Renda de Bilro, que é um símbolo da cidade", ressaltou Evânia.

Produção da Renda de Bilro. Foto: Reprodução

São Sebastião é reconhecida por sua tradição na produção da Renda de Bilro, por suas raízes indígenas e por seus sabores típicos, que atraem visitantes de todo o Brasil. Além disso, o município tem um papel central no turismo regional, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento na região.

A Instância do Agreste já vem trabalhando no município há três anos, realizando um mapeamento e diagnóstico detalhado da região com o objetivo de criar Rotas Turísticas e uma que se destaca é a da Cachaça, que já é reconhecida nacionalmente.

Cachaça Gogó da Ema. Foto: Reprodução

A cidade se orgulha por ter a renomada cachaça Gogó da Ema, considerada a melhor do Estado, a mais premiada do Nordeste e a terceira melhor do Brasil.

Rota Indígena de São Sebastião. Foto: Reprodução

Mais recentemente, a Instância do Agreste tem se dedicado à criação de uma nova rota turística: a Rota Indígena. Esta rota tem gerado grande expectativa, já que recentemente recebeu uma premiação da Embratur.

Com a assinatura do Termo de Adesão, São Sebastião passa a ser beneficiada por recursos e apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (SETUR/AL).

A interiorização do turismo, promovida pela IGR-AGRESTE, tem ganhado força e, com esse acordo, a cidade se prepara para novos avanços no setor turístico.