Prefeitura de Arapiraca levará mais infraestrutura e equipamentos públicos à população em 2025
Mais mobilidade e novas creches vão marcar inaugurações na cidade
O ano de 2024 e também os períodos anteriores foram marcados em Arapiraca pela inauguração de grandes obras como as primeiras etapas da Ciclovia do Trabalhador, Binário da Marginal do Piauí, a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, novos equipamentos públicos e a pavimentação de centenas de ruas em diferentes bairros e povoados.
Para a nova gestão, que começou no dia 1º de janeiro, o prefeito Luciano Barbosa segue no mesmo ritmo do início do mandato anterior.
Ele começou o ano com a chegada de 35 máquinas agrícolas, fruto de conquista do deputado federal Daniel Barbosa, a assinatura da ordem de serviços para a pavimentação de mais 8 km de ruas em Arapiraca e a inauguração do Centro de Educação Infantil Professora Jailma Moreira Barbosa, no Povoado Bom Nome.
Durante a cerimônia de posse no Espaço HD Hall, o prefeito Luciano Barbosa revelou que as áreas de educação, saúde, assistência social e mobilidade urbana serão priorizadas, ampliando a infraestrutura e a disponibilidade de equipamentos públicos para avançar na melhoria da qualidade de vida da população.
Mais moradias e creches
No bairro Mangabeiras, por exemplo, estão sendo concluídas as obras de 50 moradias e a pavimentação e serviços de drenagem em toda a localidade.
A maior obra de integração, defesa ambiental e de mobilidade urbana de Arapiraca, a Marginal do Riacho Piauí, avança a cada dia.
Além da implantação das calçadas, ciclovias e iluminação em LED, a gestão do prefeito Luciano Barbosa segue com os serviços de colocação da camada de asfalto e a sinalização horizontal e vertical.
O binário conta com paisagismo, plantio de gramas e mudas de árvores nativas ao longo da extensão da Marginal do Piauí.
A obra é a continuação do Bosque das Arapiraca até a Rodovia AL-220 e vai facilitar a mobilidade urbana nos bairros Ouro Preto, São Luiz I, São Luiz II, Nova Esperança, Verdes Campos e Guaribas.
A nova etapa da Marginal do Piauí é dotada de duas vias de tráfego, recuperação e proteção de toda a área verde na área central da cidade.
A Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca segue em novas etapas. Atualmente, o canteiro de obras segue entre os bairros Primavera e João Paulo II.
No final de outubro do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa realizou a entrega de um novo trecho da ciclovia. Com 550 metros de vias, o trecho inclui ainda um mirante localizado próximo ao Mercado Público Municipal.
A obra de mobilidade urbana já possui mais de 3 km de extensão e o projeto prevê a expansão em novas etapas nos bairros Santa Edwiges, Primavera e João Paulo II.
Importante eixo de mobilidade urbana, a Ciclovia do Trabalhador terá 8,5 km urbana da cidade, passando por 16 bairros, incluindo áreas residenciais, comerciais e administrativas.
A infraestrutura urbana também recebeu atenção especial com obras de pavimentação de dezenas de ruas e avenidas na área urbana e povoados de Arapiraca. São mais de 260 km de pavimentação já entregues desde o início do mandato passado.
Para o gestor, investir no desenvolvimento urbano é fundamental para a qualidade de vida dos arapiraquenses e para o futuro da cidade. “São obras que promovem a mobilidade urbana e preparam a cidade para as próximas gerações”, acrescenta o prefeito.
Entre as obras em execução, por meio da Secretaria de Infraestrutura, o Centro de Convenções de Arapiraca está com mais de 90% dos serviços concluídos.
De acordo com o arquiteto Thyago Araujo, já foi concluída toda estrutura física e a obra avança agora para as etapas finais, com o projeto luminotécnico, ambientação, pintura geral e paisagismo.
O Centro de Convenções de Arapiraca terá sala de exposições, teatro, camarins, salas de conferências, banheiros, lanchonetes, amplo estacionamento e um centro de convívio urbano com paisagismo, num dos mais belos cartões-postais da cidade, no Lago da Perucaba.
O prédio também contará com um anfiteatro, entre outros espaços para a realização de eventos locais e regionais, fomentando a cultura e o turismo de negócios no município e região.
Arapiraca está recebendo o maior programa de construção de creches e ampliação ao acesso à Educação Infantil.
Já foram entregues dez creches, incluindo o Centro de Educação Infantil Professora Jailma Moreira Barbosa, no Povoado Bom Nome, no dia 1º de janeiro de 2025, além das creches no Residencial Nossa Senhora Aparecida, bairro Batingas, Planalto, Residencial Agreste, bairro Bonsucesso, Nilo Coelho/Jardim das Paineiras, criando mais 3 mil vagas na rede municipal de ensino.
Mais cinco unidades estão em fase de conclusão das obras no Vale do Perucaba, Vila Canaã e nos bairros Itapoã, Manoel Teles e João Paulo II. A meta do prefeito Luciano Barbosa é construir mais 20 unidades, a partir deste ano de 2025, ampliando ainda mais o acesso das crianças à educação.