Fórum de Major Izidoro é inaugurado nesta quarta (8), às 11h
Unidade judiciária está localizada na Avenida Deputado Antônio Guedes do Amaral, Centro
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inaugura, nesta quarta (8), às 11h, o Fórum da Comarca de Major Izidoro. A reforma e ampliação da unidade judiciária foi iniciada em julho de 2024 e contou com o investimento de R$ 2.173.063,39 oriundos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
O fórum leva o nome do ex-presidente do TJAL, Desembargador José Fernando Lima Souza, e está localizado na Avenida Deputado Antônio Guedes do Amaral, Centro. As obras foram conduzidas pela Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL.
A fachada, calçada e o estacionamento externo foram reestruturados. Foi realizada a recuperação e o nivelamento das alturas dos muros.
O estacionamento interno recebeu piso intertravado e demarcação de vagas de estacionamento de veículos, motos e bicicletas. Foi criado o acesso da viatura policial e estacionamento para juiz, com instalação de portão de segurança isolando o acesso do público geral.
Em uma nova área foi instalada a Sala da OAB/AL, banheiros para funcionários, arquivo, copa e ampliada a Sala da Assessoria. O mobiliário foi adaptado ao novo layout, substituindo os móveis danificados ou fora o padrão ergonômico.
As rampas e os banheiros foram adequados às normas de acessibilidade. Foi realizada a recuperação da calçada externa, colocando piso tátil direcional e de alerta, executando as rampas de acesso aos veículos.
Foi construída mureta e substituído o gradil danificado. As tampas de todas as caixas de passagem danificadas foram substituídas. Também foram revisados todo o telhado, o sistema hidrossanitário, de águas pluviais e recuperado paredes infiltradas.
Paredes fissuradas foram recompostas, as esquadrias danificadas foram substituídas, instaladas grades de segurança nas portas e janelas de vidro, além das instalações elétricas revisadas.
Houve substituição total da sinalização com instalação de logomarca e novo letreiro para melhor visualização. Também foram substituídas cubas e espelhos danificados, instaladas películas e persianas, adaptada a bancada da recepção conforme as normas de acessibilidade
No Tribunal do Júri, foi realizada a substituição do forro desgastado e enferrujado, das luminárias de led conforme novo projeto luminotécnico, substituído o piso após recompactação do solo que apresentava afundamentos. O palco foi readequado com instalação de guarda-corpo, painel com sinalização e mobiliário disposto conforme o novo padrão.