Baixo São Francisco

Operação 'Abrisconditus' apreende drogas e desmonta pontos de criminalidade em Penedo

A ação conjunta foi realizada entre as polícias do 11º Batalhão de Polícia Militar com apoio da 9ª Companhia além da Secretaria de Segurança Pública.

Por Valeska Miranda* 15/01/2025 16h04 - Atualizado em 15/01/2025 16h04
Operação 'Abrisconditus'  apreende drogas e desmonta pontos de criminalidade em Penedo
Material apreendido - Foto: Reprodução

Uma operação denominada “Abrisconditus” realizou apreensões, nas primeiras horas desta quarta-feira (15) na cidade de Penedo, região do Baixo São Francisco de Alagoas.

De acordo com informações do site Aqui Acontece, a ação conjunta foi realizada entre as polícias do 11º Batalhão de Polícia Militar com apoio da 9ª Companhia além da Secretaria de Segurança Pública. A operação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na cidade. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em diversas áreas suspeitas, localizadas em diferentes pontos da cidade.

Informações policiais dão conta que no decorrer da operação, 882 gramas de uma substância análoga à maconha foram apreendidas, além de um homem de identidade não divulgada ter sido preso em flagrante e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Penedo, onde permanece recluso à disposição da Justiça.

Em menos de 20 dias, esta foi a segunda operação de grande porte realizada na região, comprovando o comprometimento da Polícia Militar em aumentar as ações de combate ao tráfico de drogas e a criminalidade. Em decorrência disto, o comandante do 11º BPM ressaltou o trabalho investigativo que antecedeu a operação. “Estamos intensificando as operações com base em informações precisas e denúncias da comunidade. Nosso objetivo é levar segurança e tranquilidade à população de Penedo.” disse

O significado da palavra “Abrisconditus” é “desvelar o oculto” e representa o trabalho preciso das autoridades em mapear e desmontar pontos de atuação criminosa. A Polícia Militar também destaca a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas pelos telefones 190 e 181, que favorecem o planejamento das ações policiais.

*estagiária sob a supervisão da redação