Seagri e Iteral ressaltam importância da mecanização para a agricultura familiar
Máquinas fortalecem a produção de .1600 estabelecimentos agropecuários nos municípios de Pão de Açúcar, Olivença, Jequiá da Praia e União dos Palmares
A mecanização da agricultura familiar do estado é um das linhas de ação do Governo de Alagoas. O recente anúncio da entrega de tratores aos municípios de Pão de Açúcar, Olivença, Jequiá da Praia (através do Movimento Social Frente Nacional de Luta Campo e Cidade) e União dos Palmares (através do Movimento Social de Luta - MSL) fortalece a produção agrícola de cerca de 1.600 famílias de agricultores, contribuindo diretamente para o aumento na escala da produção e redução dos custos.
Além de garantir segurança ao operador, os tratores entregues são modernos, cabinados e equipados com ar-condicionado, tração 4x4, isolamento acústico e sistema de bloqueio do diferencial. Um investimento superior a R$ 930 milhões que possibilitará aumento na competitividade da agricultura familiar e desenvolvimento da zona rural no estado.
“O que nós estamos viabilizando é que o pequeno produtor rural produza com tecnologia, com inovação, boas práticas para ampliar a sua rentabilidade, a sua lucratividade e para manter o homem no campo. O agricultor tem por vocação a produção na terra, e nesse ano de 2025 nós vamos criar todas as condições para os agricultores produzirem com ainda mais eficiência”, disse o governador Paulo Dantas, durante solenidade de anúncio dos equipamentos no início de janeiro.
A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues ressaltou que a mecanização agrícola da agricultura familiar representa um avanço significativo para que os pequenos produtores possam executar tarefas com mais eficiência e facilidade. Ela reforça que, em 2025, outras aquisições e distribuições de maquinários agrícolas irão acontecer, com entregas de microtratores equipados com carreta agrícola, enxada rotativa e encanteirador; caminhões, retroescavadeiras, tratores agrícolas e roçadeiras de arrasto.
“Ampliar os investimentos da agricultura familiar é um compromisso que o governador Paulo Dantas tem com os produtores familiares alagoanos. A presença desses maquinários agrícolas no campo é essencial para auxiliar diretamente o agricultor familiar no preparo do solo e no aumento da sua produção. Com esta entrega, o Governo de Alagoas reforça o seu compromisso com o avanço da mecanização da agricultura familiar nos municípios alagoanos”, disse a secretária Aline Rodrigues.
Apoio aos movimentos sociais
Ao destacar a importância da manutenção de uma agenda de diálogo contínua com os movimentos sociais, o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, celebrou a entrega dos equipamentos, que chegam aos assentamentos e acampamentos da reforma agrária para fortalecer a produção de alimentos saudáveis.
“Tão necessário quanto assentar as famílias é oferecer condições para que os homens e mulheres do campo sigam produzindo e vivendo dignamente. O Governo de Alagoas entende que o desenvolvimento rural passa pela consolidação da agricultura familiar. Por isso, temos trabalhado de maneira integrada, junto à Seagri, para garantir não apenas o avanço das políticas públicas de acesso à terra, mas também a inclusão produtiva dos trabalhadores acampados e assentados”, afirmou o gestor.