Hidrelétricas de Sobradinho e Xingó operam dentro da normalidade, informa Chesf
Vazão de saída nos reservatórios é de 1.100 e 1.300 m³/s respectivamente

A Eletrobras Chesf, neste mês de janeiro, está praticando vazão de saída (defluência) média diária na Hidrelétrica de Sobradinho de 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s). A vazão de chegada ao reservatório (afluência) está, na data de 23 de janeiro, em 4.500 m³/s, e o cenário é de total normalidade para o período úmido, que se iniciou em novembro de 2024 e prossegue até maio de 2025.
Possíveis cenários
No último dia 14 de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dois cenários de programação de vazão para os referidos reservatórios, considerando o aumento ou a diminuição das chuvas.
Em caso de baixa incidência de chuvas, Sobradinho vai praticar, em fevereiro, vazão de saída média diária de 2.000 m³/s, enquanto a Usina de Xingó tem previsão, nessas condições, de 1.750 m³/s.
No segundo cenário apresentado, no caso de aumento da intensidade das chuvas, Sobradinho e Xingó chegariam a 3.100 e 2.900 m³/s respectivamente.
A situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos patamares informados, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, e obedecendo à regulamentação vigente.
Últimas notícias

Homem que atropelou e matou mulher em caminhada presta depoimento em Santana do Ipanema

Mulher é presa após denúncia anônima de tráfico de drogas no bairro Bom Sucesso

Quaest: Aprovação de Lula sobe a 46% com Nordeste e Bolsa Família; 51% desaprovam
![[Vídeo] Carro perde controle e destrói ponto de ônibus e poste na Av. Durval de Góes Monteiro](https://img.7segundos.com.br/SEbVwZa95aKYaFEQ-Rh6kCbvSwQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-20-at-074049.jpeg)
[Vídeo] Carro perde controle e destrói ponto de ônibus e poste na Av. Durval de Góes Monteiro

Operação prende suspeitos que armazenavam pornografia infantojuvenil em Maceió e Rio Largo

Operação prende contador de facção em AL e desarticula esquema que movimentou R$ 30 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
