Estudante brasileira desaparecida há um mês é encontrada em Portugal
Jovem foi vista pela última vez em 15 de dezembro do ano passado
Thayla Hendyo Pereira, a estudante brasileira de 26 anos que estava desaparecida há mais de um mês em Portugal, foi encontrada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) no sábado, em Lisboa, confirmou o Notícias ao Minuto junto à autoridade.
Segundo a mesma fonte, a estudante, desaparecida desde 15 de dezembro após ter se mudado para Portugal para estudar na Universidade de Aveiro, foi encontrada por volta das 20h30 de sábado no Terminal Rodoviário de Sete Rios e encaminhada ao Hospital de Santa Maria, onde está em "observação".
Thayla foi "identificada por uma pessoa que a reconheceu através da divulgação das imagens" durante seu desaparecimento e "alertou a polícia".
A PSP informou ainda que a jovem "estava acompanhada por um indivíduo" que fugiu quando as autoridades chegaram, e foi levada ao hospital por estar "muito debilitada e confusa".
De acordo com o jornal brasileiro Correio Braziliense, que citou uma irmã de Thayla, a estudante foi vista em uma área frequentada por pessoas em situação de rua e estava desorientada.
"Suspeitamos que o homem [que estava com ela] a coagiu", disse a irmã, acrescentando que Thayla estava "desidratada" e "com fome", sendo encaminhada a uma unidade hospitalar.
Já a revista brasileira Marie Claire também informou que a estudante, natural de Guará, no estado de São Paulo, foi encontrada no Terminal Rodoviário de Sete Rios e levada ao Hospital de Santa Maria.
"Ela passou mais de 40 dias na rua e está muito confusa, chorou muito e está muito desconfiada. Estava em um estado grave de desidratação e com muita fome. No primeiro momento, não quis ser acompanhada pela polícia, mas a agente [da PSP] foi muito atenciosa e comprou comida para ela", relatou uma cidadã brasileira que participou das buscas pela jovem em Portugal à Marie Claire.
Segundo a publicação, Thayla "não sabe dizer onde e quando desapareceu" e, ao falar com outra irmã, "não a reconheceu".
A família da estudante havia criado uma página de 'crowdfunding' para arrecadar fundos para que um familiar pudesse ir a Portugal participar das buscas. A mesma página agora busca recursos para ajudar Thayla a voltar ao Brasil.
De acordo com o jornal Metrópoles, a jovem se mudou para Aveiro em outubro do ano passado para cursar Línguas, Literaturas e Culturas, com a ajuda de uma bolsa. No entanto, no dia 15 de dezembro, ela saiu do alojamento e nunca mais entrou em contato com a família ou amigos.
Ao Notícias ao Minuto, no início da semana, uma fonte da PSP informou que a denúncia do desaparecimento foi feita "na área metropolitana de Lisboa, mais precisamente na delegacia do Estoril", por uma amiga que disse que Thayla "teria deixado o dormitório do Campus da Universidade de Aveiro e estaria em algum lugar da cidade do Porto, com a intenção de voltar ao Brasil para ficar com a família".
Segundo as autoridades, "a estudante não estava frequentando as aulas nem residindo no referido Campus, tendo retirado todos os seus pertences e devolvido a chave do quarto à pessoa responsável".
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
