Saúde

Sesau treina técnicos de Delmiro Gouveia sobre boas práticas em regulação ambulatorial

Iniciativa busca a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população

Por 7Segundos com Assessoria 06/02/2025 18h06
Sesau treina técnicos de Delmiro Gouveia sobre boas práticas em regulação ambulatorial
Ação aconteceu na Sala de Situação, na sede da Sesau, situada no bairro de Jaraguá, em Maceió - Foto: Olival Santos/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (06), um treinamento de boas práticas em regulação de serviços ambulatoriais para técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Delmiro Gouveia. A ação aconteceu na Sala de Situação, na sede da pasta, situada no bairro de Jaraguá, em Maceió.

De acordo com a supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, enfermeira Laudicea Vieira, este é o segundo treinamento deste tipo realizado pela Sesau. O primeiro ocorreu em dezembro do ano passado, direcionado ao município de Japaratinga.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau em capacitar os municípios alagoanos, visando a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

“As boas práticas devem ser realizadas em qualquer sistema que a gente opere nas regulações de consultas e exames ambulatoriais. Para a escolha dos municípios a serem capacitados, elencamos alguns critérios, como a continuidade da equipe, dimensionamento e perfil de solicitações", justificou Laudicea Vieira.

Da 10º Região de Saúde de Alagoas, Delmiro Gouveia detém o maior número de solicitações para a Central Estadual de Regulação.

"E, por termos um equipamento de saúde da Rede Estadual, que é o HRAS [Hospital Regional do Alto Sertão], a gente sempre preza pela monitoramento do banco de dados e também pelas boas práticas dessa regulação, utilizando a nossa rede estadual”, explicou a supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau.

Importância da Capacitação


Participante do treinamento, a coordenadora da Regulação da SMS de Delmiro Gouveia, Graziela Cecília, destacou a importância da capacitação para agilizar o atendimento à população.

“Este treinamento é fundamental para aprimorarmos nossos processos e garantirmos um atendimento ainda mais eficiente aos nossos pacientes. A troca de experiências com a equipe da Sesau nos proporciona uma visão mais ampla das melhores práticas em regulação”, afirmou.