Educação

Alunos da rede estadual em Porto Real do Colégio ameaçam greve em protesto contra reforma inacabada de escola

Em nota, Seduc informou que a escola estadual Firmo de Castro, em Porto Real do Colégio, será inaugurada em 22 de fevereiro

Por 7Segundos 07/02/2025 16h04
Alunos da rede estadual em Porto Real do Colégio ameaçam greve em protesto contra reforma inacabada de escola
Área interna da Escola Estadual Firmo de Castro, em Porto Real do Colégio - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alunos da Escola Estadual Firmo de Castro, localizada na cidade de Porto Real do Colégio, Região do Baixo São Francisco, pretendem dar início a uma greve na próxima segunda-feira (10), data marcada para início do ano letivo. A informação foi repassada ao 7Segundos por representantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Firmo de Castro. 

Os alunos não querem dar início ao ano letivo com as obras de reforma da escola inacabadas. Segundo a denúncia, a escola deveria ter sido entregue à comunidade há três anos.

Os estudantes do Grêmio informaram que são contra a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de dar início às aulas em 2025 fazendo rodízio de turmas também com atividades online, ou seja, adotando um formato híbrido.   

"Já vivemos isso na pandemia, essa situação de ensino híbrido, e sabemos que isso não dá certo, estudamos nesse anos anteriores com salas superlotadas com mais de 50 alunos, descumprindo a legislação", informou o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Firmo de Castro, Victor Rodrigues em um vídeo divulgado nas redes sociais.    

Os estudantes afirmam ainda que esperavam que a inauguração da escola fosse resolver o problema da superlotação, com a entrega de salas mais amplas para os alunos, além de biblioteca, laboratório, além de outros equipamentos, o que ainda não aconteceu.  

Os alunos enviaram ainda uma postagem onde a Seduc informa que a escola seria entregue neste mês de fevereiro. Os estudantes prometem só encerrar a greve após a escola ser inaugurada.

A redação do 7Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que informou através de nota que a reforma da Escola Estadual Firmo de Castro está com 95% das obras concluídas e que a escola será entregue à comunidade no dia 22 de fevereiro e vai contar ginásio poliesportivo e 12 salas de aula. LeIa a nota na íntegra logo abaixo:     

Nota/Seduc

A Secretaria de Estado da Educação informa que a nova escola de Porto Real do Colégio, que está em reforma, já está com 95% das obras concluídas e será entregue no próximo dia 22. 

A unidade terá 12 salas de aula e ginásio poliesportivo, faz parte do programa Escola do Coração.

A Secretaria já está tomando as devidas providências para evitar qualquer prejuízo aos estudantes e, de forma democrática, está mantendo entendimento com a comunidade escolar para que o complemento das aulas ocorra de forma virtual, durante os dez primeiros dias letivos. 

A proposta será alinhada com a comunidade escolar na próxima segunda-feira (10).