Terremoto de magnitude 7,6 atinge Ilhas Cayman, no Caribe
Abalo sísmico aconteceu nesse sábado 8, no meio do mar do Caribe. Ilhas pedem que moradores deixem áreas à beira mar
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o mar do Caribe, ao sul das Ilhas Cayman, nesse sábado (8/2). Apesar do impacto, os alertas de tsunami foram cancelados pelas autoridades.
O abalo aconteceu às 18h23, pelo horário local, no meio do mar e teve uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o USGS. O epicentro foi localizado a 209 quilômetros ao sul de George Town, nas Ilhas Cayman. Diversas ilhas e países pediram para que as pessoas próximas à área costeira se deslocassem para o interior.
Alertas
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA afirmou que não havia alerta de tsunami para o território continental dos Estados Unidos, mas emitiu um aviso de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas, que foi posteriormente cancelado.
A gestão de riscos das Ilhas Cayman pediu aos moradores próximos à costa que se deslocassem para o interior e para áreas mais altas, alertando que eram esperadas ondas de 0,3 a 1 metro de altura. O governo das Ilhas Cayman mais tarde emitiu um comunicado de “tudo limpo” em sua página no Facebook.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos EUA (NOAA) afirmou que “ondas de tsunami com alturas de 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Cuba.
Países afetados
Por meio de um comunicado, a governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, informou que estava em contato com as agências de emergência após o aviso de tsunami.
Segundo a mídia local, o disparo de alarmes na região noroeste de Porto Rico fez com que as pessoas saíssem das áreas costeiras e causou um tráfego intenso.
O governo da República Dominicana também emitiu um alerta de tsunami e recomendou que os moradores da costa se deslocassem para áreas altas “acima de 20 metros de altitude e a 2 quilômetros do interior”. Mas o alerta também foi cancelado.
Já as autoridades de Honduras informaram que não havia relatos de danos, mas pediram que os moradores ficassem afastados das praias. Já o governo de Cuba pediu que as pessoas deixassem as áreas à beira-mar.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
