Número de crianças leitoras cresce cerca de 200% nas redes públicas de Alagoas
Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, celebra avanço na alfabetização
O crescimento de quase 200% no número de crianças leitoras nas redes públicas de Alagoas foi comemorado pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.
Para ele, o avanço reflete o compromisso das gestões municipais com a educação básica e o esforço conjunto para garantir um ensino de qualidade desde os primeiros anos escolares.
Um dos destaques mais recentes vem da Avaliação de Fluência, que mede a capacidade de leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. De acordo com levantamento da Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (GEAVA), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o número de crianças leitoras nas redes públicas cresceu quase 200% entre 2021 e 2024.
“Esse resultado não aconteceu por acaso. Os municípios estão cada vez mais engajados em transformar a realidade da educação pública, com formações para professores, investimentos em infraestrutura e a adoção de novas metodologias de ensino”, destacou Beltrão.
O presidente da AMA reforçou que os municípios têm um papel fundamental no desenvolvimento educacional, pois são responsáveis pela alfabetização das crianças na idade certa.
“Quando garantimos uma base sólida para os estudantes, estamos construindo um futuro com mais oportunidades para eles e para todo o estado”, acrescentou.
Além do esforço das prefeituras, Marcelo Beltrão destacou a importância da parceria entre os municípios, o Governo de Alagoas e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Alagoas), presidida pelo secretário de Educação de Feliz Deserto, Djalma Barros.
A entidade tem sido peça-chave no fortalecimento da educação municipal, articulando políticas públicas para garantir avanços concretos na alfabetização.
“A Undime Alagoas tem feito um trabalho essencial ao lado dos municípios, unindo esforços para que cada criança tenha acesso a um ensino de qualidade. Somada à parceria com o Governo do Estado, essa atuação tem sido determinante para que possamos alcançar resultados tão positivos”, ressaltou Marcelo Beltrão.
Beltrão concluiu reafirmando que o avanço da educação só é possível quando há união e comprometimento entre os diversos atores envolvidos. “A parceria entre os municípios, a Undime e o Governo de Alagoas prova que, quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a realidade da nossa educação e garantir um futuro mais promissor para as crianças alagoanas.”
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
