Número de crianças leitoras cresce cerca de 200% nas redes públicas de Alagoas
Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, celebra avanço na alfabetização
O crescimento de quase 200% no número de crianças leitoras nas redes públicas de Alagoas foi comemorado pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.
Para ele, o avanço reflete o compromisso das gestões municipais com a educação básica e o esforço conjunto para garantir um ensino de qualidade desde os primeiros anos escolares.
Um dos destaques mais recentes vem da Avaliação de Fluência, que mede a capacidade de leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. De acordo com levantamento da Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (GEAVA), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o número de crianças leitoras nas redes públicas cresceu quase 200% entre 2021 e 2024.
“Esse resultado não aconteceu por acaso. Os municípios estão cada vez mais engajados em transformar a realidade da educação pública, com formações para professores, investimentos em infraestrutura e a adoção de novas metodologias de ensino”, destacou Beltrão.
O presidente da AMA reforçou que os municípios têm um papel fundamental no desenvolvimento educacional, pois são responsáveis pela alfabetização das crianças na idade certa.
“Quando garantimos uma base sólida para os estudantes, estamos construindo um futuro com mais oportunidades para eles e para todo o estado”, acrescentou.
Além do esforço das prefeituras, Marcelo Beltrão destacou a importância da parceria entre os municípios, o Governo de Alagoas e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Alagoas), presidida pelo secretário de Educação de Feliz Deserto, Djalma Barros.
A entidade tem sido peça-chave no fortalecimento da educação municipal, articulando políticas públicas para garantir avanços concretos na alfabetização.
“A Undime Alagoas tem feito um trabalho essencial ao lado dos municípios, unindo esforços para que cada criança tenha acesso a um ensino de qualidade. Somada à parceria com o Governo do Estado, essa atuação tem sido determinante para que possamos alcançar resultados tão positivos”, ressaltou Marcelo Beltrão.
Beltrão concluiu reafirmando que o avanço da educação só é possível quando há união e comprometimento entre os diversos atores envolvidos. “A parceria entre os municípios, a Undime e o Governo de Alagoas prova que, quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a realidade da nossa educação e garantir um futuro mais promissor para as crianças alagoanas.”
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
