Prévias carnavalescas em Penedo: 65 anos da Boneca Raquel, 15º desfile do Ovo da Madrugada e Lavagem do Bonfim
O ‘esquenta’ da Folia de Momo tem apoio da Prefeitura de Penedo

Blocos puxados por orquestras de frevo, com muita gente se divertindo na companhia de bonecos gigantes. Assim são as prévias carnavalescas em Penedo, festa que arrasta multidões e faz circular mais dinheiro na cidade.
O ‘esquenta’ da Folia de Momo tem apoio da Prefeitura de Penedo e começou com aniversário de 65 anos da Boneca Raquel, estrela do bloco Vassourinhas; continuou no 15º desfile do Ovo da Madrugada, Bloco do Vasco e Lavagem do Bonfim.
A segunda semana de prévias começou com Bloco Molinho na noite de quinta-feira, 13. Na sexta, 14, a comunidade da Santa Cruz celebrou mais um ano de vida da boneca carnavalesca descendente da Boneca do Vá, pioneira da brincadeira que se tornou marca da cultura popular penedense.
Além de comemorar o aniversário da velha senhora do bloco Vassourinhas, o bloco estreou mais três bonecos gigantes e volta a desfilar em Penedo na Sexta-feira de Carnaval, durante o desfile dos blocos tradicionais que participam da Lavagem do Rosário.
Já o Ovo da Madrugada debutou nas ruas da Cidade dos Sobrados no sábado, 15, fiel ao estilo de apenas um desfile por ano, iniciando os primeiros passos do seu 15º cortejo ao meio-dia.
Desde 2009, primeiro ano do bloco inspirado no Pinto e no Galo da Madrugada, apenas a pandemia de Covid impediu o arrastão com milhares de foliões, para a tristeza de foliões e do comércio local.
A maior prévia carnavalesca do interior de Alagoas lota meios de hospedagem, bares e restaurantes vendem mais e precisam de mais pessoas trabalhando, fornecedores de bebidas e alimentos aumentam estoque para dar conta da folia aberta ao público que atrai mais gente em Penedo, abaixo apenas dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes.
E as prévias carnavalescas não param. Ontem (domingo, 16) teve futebol na avenida, ou melhor, o Bloco do Vasco rivalizando com o Bloco do Flamengo – o primeiro do calendário das prévias – em animação e alegria, ainda que cada torcida diga que seu bloco é o maior.
Para encerrar o final de semana, a comunidade remanescente quilombola Oiteiro fez a tradicional Lavagem do Bonfim, abrindo os caminhos com fé, paz e alegria no ritual que se estende do Mirante do Cristo ao entorno da Igreja do Senhor do Bonfim.
Após o ritual que tem origem nas religiões de matriz africana, a comunidade e visitantes se divertiram com rodas de capoeira, orquestra de frevo e a batucada Unidos do Bairro.
Últimas notícias

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

STF marca para novembro julgamento contra núcleo 3 da trama golpista

Hemoal promove coleta externa de sangue no Itec nesta terça-feira (7)
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
