Lula 'não faz política', está 'isolado' e 'capturado', diz advogado próximo a Lula
Em carta, Kakay avalia que presidente mudou em seu terceiro mandato e aponta dificuldades na articulação política do governo

Uma carta escrita pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, circulou entre governistas e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (16). No documento, o criminalista, que tem trânsito nos bastidores do poder, avalia que Lula mudou em seu terceiro mandato e aponta dificuldades na articulação política do governo.
Kakay relata que interlocutores próximos ao Planalto expressam dificuldades para ter acesso ao presidente e criticam seu isolamento. “Mas o Lula do 3º mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir”, escreveu.
O advogado também demonstra preocupação com a viabilidade eleitoral do petista em 2026, apontando que a reeleição estaria em risco diante do atual cenário político.
“Já fico olhando o quadro e torcendo para o crescimento de uma direita civilizada. Com a condenação do Bolsonaro e a prisão, que pode se dar até setembro, nos resta torcer para uma direita centrista, que afaste o fascismo”, admitiu.
A carta surge em meio à queda de popularidade do presidente, que tem gerado preocupação dentro do PT e de sua base aliada. Pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (14) mostrou que a aprovação de Lula caiu para 24%, uma queda de 11 pontos percentuais em relação ao último levantamento, de dezembro de 2023. Trata-se do menor índice de aprovação em seus três mandatos.
Outro levantamento, divulgado no sábado (15) pelo Ipec, revelou que 62% dos brasileiros acreditam que Lula não deveria concorrer à reeleição.
No documento, Kakay chama atenção para o dado e levanta um questionamento: “Prestei atenção nesta [pesquisa] que indica que 62% não querem que Lula seja candidato à reeleição. A pergunta é: quem é seu sucessor natural?”, questionou o advogado.
Últimas notícias

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no Jacintinho

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
