Iphan autoriza retomada de obras de Esgotamento Sanitário em Penedo por parte do Comitê da Bacia do São Francisco
As vistorias das obras e imóveis serão retomadas após o Carnaval, com prazo de execução de nove meses

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em parceria com a Agência Peixe Vivo (APV), informou que, por meio de uma portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi autorizada a retomada das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Penedo (AL), permitindo a interligação com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existente.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 13 de fevereiro de 2025. Com isso, a mobilização social e as vistorias das obras e imóveis serão retomadas pela RGA Engenharia logo após o Carnaval, com prazo de execução de nove meses. Além disso, a licença ambiental para o esgotamento sanitário foi emitida em 28 de janeiro, possibilitando que a empresa de engenharia inicie os serviços necessários para conectar a rede de esgoto sanitário do centro histórico de Penedo à ETE.
A diretoria do Centro Nacional de Arqueologia, vinculada ao Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do IPHAN, em conformidade com a legislação vigente, expediu a renovação das autorizações necessárias para os arqueólogos responsáveis pelo acompanhamento arqueológico das obras. O projeto, coordenado pela arqueóloga Ana Cláudia de Arthur Jucá, conta com o apoio institucional do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e tem abrangência no município de Penedo, estado de Alagoas, com prazo de validade de nove meses.
Para o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, essa obra é essencial para o município, trazendo benefícios diretos para os penedenses e toda a população ribeirinha. Ele destaca o orgulho dos membros do comitê em contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Rio São Francisco e para a qualidade de vida dos moradores de Penedo.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Agência Peixe Vivo reafirmam seu compromisso com a população penedense e informam que técnicos da APV realizarão vistorias no local para garantir a entrega de uma obra de esgotamento sanitário com a qualidade que todos merecem.
Obra irá contribuir para o alcance das metas do PRH-SF
As obras em Penedo estão diretamente ligadas ao esforço do CBHSF para o cumprimento das metas definidas no Eixo II do Plano de Recursos Hídricos (PRH-SF) cuja atividade está ligada a Meta II.6: até 2023, servir 76% dos domicílios totais com esgotamento sanitário e atender 95% dos domicílios urbanos com coleta de lixo, através de estudos e projetos para implantação, ampliação, melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem urbana.
Com as obras, que preveem ainda as ligações prediais de esgoto e a reconstrução do pavimento, drenagem e as redes de água que sofrerão interferências durante as obras, 100% da demanda de coleta e tratamento de esgoto do centro histórico de Penedo deve ser solucionada a partir do investimento de R$1,6 milhões do CBHSF através dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água da bacia do São Francisco.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
