Cibele Moura solicita reabertura de Centro de Acolhimento para dependentes químicos em Santana do Ipanema
indicação foi a pedido do vereador Mario Silva
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, nesta quarta-feira (19), uma indicação ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) para disponibilizar um local de atendimento a dependentes químicos no Sertão alagoano.
Na indicação, feita a pedido do ex-prefeito de Santana do Ipanema, Mario Silva, e da presidente da Comunidade Terapêutica Santo Onésimo em Água Branca, Luciene Brandão, a parlamentar solicita que a Seprev reabra o Centro de Acolhimento para dependentes químicos do município ou disponibilize uma nova sede para atender à região sertaneja.
A população do Sertão de Alagoas tem enfrentado sérios desafios no acesso a serviços especializados para o tratamento de dependentes químicos, especialmente após o fechamento da unidade de triagem de Santana do Ipanema. Anteriormente, esse centro prestava um atendimento essencial e acessível para os acolhidos, proporcionando uma triagem eficiente e o início imediato do acompanhamento. Com a centralização dos serviços de triagem nos centros de Maceió e Arapiraca, a população do Sertão enfrenta dificuldades logísticas graves para acessar esses serviços.
“A distância até Arapiraca pode ultrapassar 100 quilômetros. Isso não só aumenta o custo do transporte, como também gera um desestímulo nos pacientes, que muitas vezes não possuem condições financeiras ou logísticas para realizar esse deslocamento com a frequência exigida”, pontuou Cibele.
A deputada destaca, ainda, que a centralização da triagem em apenas dois centros distantes do Sertão resulta em uma série de impactos negativos no tratamento dos dependentes químicos, o que prejudica a efetividade das políticas públicas de saúde mental e prevenção à dependência química.
“A proximidade dos serviços de triagem não apenas reduzirá custos, mas também fortalecerá as políticas de saúde mental no Sertão, promovendo a reabilitação e reintegração social dos acolhidos e oferecendo uma resposta mais eficaz para a crescente demanda da população”, reforçou.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
