Com recursos da Lei Paulo Gustavo, comunidade da Canafístula vai ganhar sala de cinema
Espaço já está quase pronto e será inaugurado com documentário sobre a Canarraiá

O bairro Canafístula, em Arapiraca, respira cultura e senso de comunidade e com a implantação da Sala de Cinema Mestre Duda, os moradores ganham mais um ponto de encontro e um estímulo à produção audiovisual.
A sala de cinema, que fica dentro da Associação dos Moradores da Canafístula, está quase pronta, e está sendo instalada com investimento do governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
E uma película produzida no bairro deverá ser uma das primeiras a ser exibida na sala: o documentário sobre o tema de 2025 da quadrilha Canarraiá, que nasceu no bairro Canafístula há 40 anos e que é patrimônio cultural imaterial do município.
Também já estão em fase de planejamento e execução outros documentários sobre moradores importantes do bairro, para resgatar a memória e permitir a construção de um acervo sobre a história e a construção cultural e social da Canafístula.
(Continua após a imagem)

Ilustres moradores do bairro terão suas histórias contadas em documentários. Crédito: cortesia ao 7Segundos
O presidente da Associação dos Moradores, James Lima, afirma que a estrutura da sede precisou ser adaptada para receber a estrutura as sala de cinema, que conta com poltronas, sistema de acústica, iluminação e ar-condicionado iguais às das salas de cinema comerciais, além de uma tela profissional, que foi encomendada em São Paulo.
A implantação da sala foi planejada por profissionais do audiovisual e a associação manterá duas funcionárias para organizar as exibições. A ideia é aproveitar a estrutura para incentivar as crianças, por meio das escolas, a darem continuidade às produções culturais.
A diretora da escola Jarbas Lúcio, Anelly Karly, afirmou que não vê a hora de seus pequenos alunos poderem ter esses momentos de aprendizado sobre a história da comunidade na tela de uma moderna sala de cinema.
A inauguração da Sala Mestre Duda, de acordo com o coordenador do projeto José Wilson, deverá ser um marco na comunidade. De acordo com ele, todos os agentes públicos que ajudaram a tirar a ideia do papel, como a prefeitura de Arapiraca, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e Ministério Público do Estado, serão convidados para a cerimônia, que terá a data divulgada em breve.

Últimas notícias

Motociclista é autuado após ser flagrado com barulho excessivo em Palmeira dos Índios

Jovem de 15 anos é socorrida pela polícia durante trabalho de parto em Arapiraca

Haddad diz que governo não pretende mudar regras do arcabouço fiscal

Dupla é presa por tráfico de drogas em condomínio de Rio Largo

STF retira mineração dos debates da comissão do marco temporal

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
