Com recursos da Lei Paulo Gustavo, comunidade da Canafístula vai ganhar sala de cinema
Espaço já está quase pronto e será inaugurado com documentário sobre a Canarraiá
O bairro Canafístula, em Arapiraca, respira cultura e senso de comunidade e com a implantação da Sala de Cinema Mestre Duda, os moradores ganham mais um ponto de encontro e um estímulo à produção audiovisual.
A sala de cinema, que fica dentro da Associação dos Moradores da Canafístula, está quase pronta, e está sendo instalada com investimento do governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
E uma película produzida no bairro deverá ser uma das primeiras a ser exibida na sala: o documentário sobre o tema de 2025 da quadrilha Canarraiá, que nasceu no bairro Canafístula há 40 anos e que é patrimônio cultural imaterial do município.
Também já estão em fase de planejamento e execução outros documentários sobre moradores importantes do bairro, para resgatar a memória e permitir a construção de um acervo sobre a história e a construção cultural e social da Canafístula.
(Continua após a imagem)

Ilustres moradores do bairro terão suas histórias contadas em documentários. Crédito: cortesia ao 7Segundos
O presidente da Associação dos Moradores, James Lima, afirma que a estrutura da sede precisou ser adaptada para receber a estrutura as sala de cinema, que conta com poltronas, sistema de acústica, iluminação e ar-condicionado iguais às das salas de cinema comerciais, além de uma tela profissional, que foi encomendada em São Paulo.
A implantação da sala foi planejada por profissionais do audiovisual e a associação manterá duas funcionárias para organizar as exibições. A ideia é aproveitar a estrutura para incentivar as crianças, por meio das escolas, a darem continuidade às produções culturais.
A diretora da escola Jarbas Lúcio, Anelly Karly, afirmou que não vê a hora de seus pequenos alunos poderem ter esses momentos de aprendizado sobre a história da comunidade na tela de uma moderna sala de cinema.
A inauguração da Sala Mestre Duda, de acordo com o coordenador do projeto José Wilson, deverá ser um marco na comunidade. De acordo com ele, todos os agentes públicos que ajudaram a tirar a ideia do papel, como a prefeitura de Arapiraca, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e Ministério Público do Estado, serão convidados para a cerimônia, que terá a data divulgada em breve.

Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
