Com recursos da Lei Paulo Gustavo, comunidade da Canafístula vai ganhar sala de cinema
Espaço já está quase pronto e será inaugurado com documentário sobre a Canarraiá
O bairro Canafístula, em Arapiraca, respira cultura e senso de comunidade e com a implantação da Sala de Cinema Mestre Duda, os moradores ganham mais um ponto de encontro e um estímulo à produção audiovisual.
A sala de cinema, que fica dentro da Associação dos Moradores da Canafístula, está quase pronta, e está sendo instalada com investimento do governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.
E uma película produzida no bairro deverá ser uma das primeiras a ser exibida na sala: o documentário sobre o tema de 2025 da quadrilha Canarraiá, que nasceu no bairro Canafístula há 40 anos e que é patrimônio cultural imaterial do município.
Também já estão em fase de planejamento e execução outros documentários sobre moradores importantes do bairro, para resgatar a memória e permitir a construção de um acervo sobre a história e a construção cultural e social da Canafístula.
(Continua após a imagem)

Ilustres moradores do bairro terão suas histórias contadas em documentários. Crédito: cortesia ao 7Segundos
O presidente da Associação dos Moradores, James Lima, afirma que a estrutura da sede precisou ser adaptada para receber a estrutura as sala de cinema, que conta com poltronas, sistema de acústica, iluminação e ar-condicionado iguais às das salas de cinema comerciais, além de uma tela profissional, que foi encomendada em São Paulo.
A implantação da sala foi planejada por profissionais do audiovisual e a associação manterá duas funcionárias para organizar as exibições. A ideia é aproveitar a estrutura para incentivar as crianças, por meio das escolas, a darem continuidade às produções culturais.
A diretora da escola Jarbas Lúcio, Anelly Karly, afirmou que não vê a hora de seus pequenos alunos poderem ter esses momentos de aprendizado sobre a história da comunidade na tela de uma moderna sala de cinema.
A inauguração da Sala Mestre Duda, de acordo com o coordenador do projeto José Wilson, deverá ser um marco na comunidade. De acordo com ele, todos os agentes públicos que ajudaram a tirar a ideia do papel, como a prefeitura de Arapiraca, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e Ministério Público do Estado, serão convidados para a cerimônia, que terá a data divulgada em breve.

Últimas notícias
Homem é preso com revólver calibre 38 no bairro Primavera, em Arapiraca
Homem é preso com dez tabletes de maconha no Village Campestre, em Maceió
Corpo com marcas de tiros é encontrado ao lado de motocicleta no Centro de Coqueiro Seco
Suspeito é preso com quase 200g de maconha durante operação do Choque na Vila Brejal
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
