Monumentos históricos de Penedo recebem sistema de coleta de dados turísticos
Implantação é fundamental e traz benefícios; objetivo é impulsionar a gestão e o desenvolvimento local
A Casa de Aposentadoria, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente e o Theatro Sete de Setembro agora contam com um sistema de sensorização para a coleta de dados turísticos.
A iniciativa é um investimento relacionado ao Destino Turístico Inteligente (DTI), que pertence ao Programa Futuro Turismo Brasil, desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae Nacional e a GKS Negócios Sustentáveis.
A implantação do sistema de sensorização em uma cidade turística como Penedo é fundamental e traz benefícios que têm o objetivo de impulsionar a gestão e o desenvolvimento do destino.
De acordo com Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa, a Prefeitura de Penedo, mais uma vez, inova, utilizando a tecnologia em favor do desenvolvimento econômico e social.
“Não há como se falar em um destino turístico, hoje, sem a gestão de dados indicadores, e não há como coletar dados indicadores sem a utilização de ferramentas inteligentes como os sensores que foram instalados. Sem dúvida, norteará de forma profissional os investimentos públicos e privados de Penedo para o turismo e elevará ainda mais a atuação de Penedo como Destino Turístico Inteligente”, disse o secretário da SETUREC.
Dentre os dados que serão coletados em tempo real estão o de ocupação, incluindo o fluxo de visitantes; segmentação e comportamento; audiência por horário; tempo de permanência; comparação de dados entre diferentes períodos; e demais informações com análise detalhada, entre elas consumo de recursos e outros aspectos.
“A instalação do sistema é um marco na jornada rumo à transformação de Penedo em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Os dados coletados vão proporcionar uma base sólida e mais eficiente com informações concretas, permitindo, assim, avaliar a eficácia das ações de sustentabilidade e otimizar a experiência do visitante”, disse Rodrigo Bueno, representante da empresa Worldwide Tecnologia.
Os dados turísticos já estão sendo contabilizados desde o dia da instalação da ferramenta e os primeiros resultados poderão ser vistos em até 30 dias.
O foco do Programa Futuro Turismo Brasil é de apoiar e acompanhar o desenvolvimento turístico dos 12 municípios selecionados: Penedo-AL, São Luís-MA, Recife-PE, Pirenópolis-GO, Bonito-MS, Curitiba-PR, Bombinhas-SC, Belo Horizonte-MG, Ilhabela-SP, Paraty-RJ, Novo Airão-AM e Belém-PA, com ações que integrem sustentabilidade, inovação e governança.
Últimas notícias
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
