Exposição ‘Aves da Cidade’ mostra a diversidade de pássaros identificados em Arapiraca
Evento promovido pela Uneal é resultado da pesquisa desenvolvida por membros do Núcleo de Pesquisa e Estudos Botânicos

O Núcleo de Pesquisa e Estudos Botânicos (NEB) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) lançará, na próxima quarta-feira (26), a Exposição Aves da Cidade, no Museu Zezito Guedes. A exposição, que segue até o dia 28 de março, visa proporcionar ao visitante a experiência de (re)conhecer pássaros que estão retornando para Arapiraca com o crescimento da arborização no município.

A exposição é resultado da pesquisa desenvolvida por membros do Núcleo, sob a coordenação do professor Dacio Brito. Ele explica que, embora o foco das investigações do NEB sejam plantas, notou-se uma expressiva presença de aves durante as observações na Área Verde, o que resultou na ideia de fazer um levantamento e mostrar ao público a grande diversidade de aves que habitam Arapiraca.
“No município, havia, no passado, uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, típicas do clima local. No entanto, ao longo dos últimos 100 anos, desde a fundação do município até hoje, essa riqueza natural sofreu uma redução significativa. Nos últimos anos, porém, ocorreram mudanças relevantes na arborização urbana do município. Praças e jardins passaram a fazer parte do cotidiano dos moradores, e algumas residências começaram a cultivar árvores frutíferas em seus quintais, o que atraiu novamente as aves para o ambiente urbano”, explica.
Os visitantes poderão apreciar as imagens e saber mais sobre as 24 espécies identificadas até o momento. “Vamos apresentar ao público aves belíssimas que fazem parte do cotidiano, como o sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca/Tangara sayaca) e o beija-flor-de-garganta-verde (Chionomesa fimbriata). A expectativa é que os visitantes conheçam essas espécies, curiosidades sobre elas e sintam-se inspirados a valorizar os espaços urbanos da cidade, compreendendo a harmonia do ambiente que todos, de alguma forma, ajudam a construir”, frisou Dacio Brito.
Este é apenas o início de uma produtiva pesquisa científica. Com a identificação destas aves, será possível disseminar o conhecimento entre estudantes da rede básica de ensino e do superior, além de incentivar mais investigações em torno do tema, enriquecimento o conhecimento acerca da biodiversidade de Arapiraca e região.
A exposição, aberta ao público e gratuita, é uma realização do Núcleo de Pesquisas e Estudos Botânicos (NEB), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) da Universidade Estadual de Alagoas e do Museu Zezito Guedes.
Serviço:
O que: Exposição Aves da Cidade
Onde: Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, Centro, Arapiraca/AL
Quando: 26 de fevereiro a 28 de março
Entrada gratuita
Últimas notícias

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió

Jovem suspeito de ter matado amigo de infância é preso em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
