Exposição ‘Aves da Cidade’ mostra a diversidade de pássaros identificados em Arapiraca
Evento promovido pela Uneal é resultado da pesquisa desenvolvida por membros do Núcleo de Pesquisa e Estudos Botânicos
O Núcleo de Pesquisa e Estudos Botânicos (NEB) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) lançará, na próxima quarta-feira (26), a Exposição Aves da Cidade, no Museu Zezito Guedes. A exposição, que segue até o dia 28 de março, visa proporcionar ao visitante a experiência de (re)conhecer pássaros que estão retornando para Arapiraca com o crescimento da arborização no município.

A exposição é resultado da pesquisa desenvolvida por membros do Núcleo, sob a coordenação do professor Dacio Brito. Ele explica que, embora o foco das investigações do NEB sejam plantas, notou-se uma expressiva presença de aves durante as observações na Área Verde, o que resultou na ideia de fazer um levantamento e mostrar ao público a grande diversidade de aves que habitam Arapiraca.
“No município, havia, no passado, uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, típicas do clima local. No entanto, ao longo dos últimos 100 anos, desde a fundação do município até hoje, essa riqueza natural sofreu uma redução significativa. Nos últimos anos, porém, ocorreram mudanças relevantes na arborização urbana do município. Praças e jardins passaram a fazer parte do cotidiano dos moradores, e algumas residências começaram a cultivar árvores frutíferas em seus quintais, o que atraiu novamente as aves para o ambiente urbano”, explica.
Os visitantes poderão apreciar as imagens e saber mais sobre as 24 espécies identificadas até o momento. “Vamos apresentar ao público aves belíssimas que fazem parte do cotidiano, como o sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca/Tangara sayaca) e o beija-flor-de-garganta-verde (Chionomesa fimbriata). A expectativa é que os visitantes conheçam essas espécies, curiosidades sobre elas e sintam-se inspirados a valorizar os espaços urbanos da cidade, compreendendo a harmonia do ambiente que todos, de alguma forma, ajudam a construir”, frisou Dacio Brito.
Este é apenas o início de uma produtiva pesquisa científica. Com a identificação destas aves, será possível disseminar o conhecimento entre estudantes da rede básica de ensino e do superior, além de incentivar mais investigações em torno do tema, enriquecimento o conhecimento acerca da biodiversidade de Arapiraca e região.
A exposição, aberta ao público e gratuita, é uma realização do Núcleo de Pesquisas e Estudos Botânicos (NEB), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) da Universidade Estadual de Alagoas e do Museu Zezito Guedes.
Serviço:
O que: Exposição Aves da Cidade
Onde: Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, Centro, Arapiraca/AL
Quando: 26 de fevereiro a 28 de março
Entrada gratuita
Últimas notícias
“Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA”, afirma Lula em reunião com Trump na Malásia
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
