Desaprovação de Lula supera aprovação até em estados do Nordeste
Segundo a Quaest, o petista é desaprovado por 51% na Bahia e por 50% em Pernambuco
Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 26, aponta que a desaprovação do presidente Lula (PT), que tem avançado em uma série de levantamentos, superou numericamente a aprovação até nos estados do Nordeste, onde o petista tinha mais apoio.
Na Bahia, estado governado pelo petista Jerônimo Rodrigues, Lula é reprovado por 51% dos entrevistados, ante 47% que o aprovam e 2% que não responderam.
Em dezembro de 2024, o petista era aprovado por 66% e desaprovado por 33%. Em julho, os índices eram 69% e 29%, respectivamente.
A margem de erro da pesquisa no estado é de três pontos percentuais.
E em Pernambuco?
Em Pernambuco, o outro estado do Nordeste no qual o levantamento foi realizado, Lula é desaprovado por 50% e aprovado por 49%.
Em dezembro de 2024, a aprovação de Lula no estado era de 65%, ante desaprovação de 33%. Em julho de 2024, o petista era bem avaliado por 73% dos entrevistados e reprovado por 27%.
A margem de erro em Pernambuco também é de três pontos percentuais.
Demais estados
A Quaest também fez o levantamento em outros seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Em nenhum deles o índice de aprovação é maior do que o de desaprovação.
O maior percentual de reprovação foi registrado em Goiás: 70%. São Paulo e Paraná aparecem logo atrás, com 69% e 68%, respectivamente.
No Rio Grande do Sul, a desaprovação foi de 66%; no Rio de Janeiro, 64%; e em Minas Gerais, 63%.
As margens de erro nesses estados variam entre dois e três pontos percentuais.
Avaliação
Os eleitores também foram estimulados a dizer de se Lula está fazendo um trabalho positivo, negativo ou regular.
O resultado foi ruim para Lula nos oito estado.
Com exceção dos dois estados do Nordeste, a resposta negativa foi superior a 50% em todos os estados.
O maior índice foi no Paraná: 59%.
Na Bahia e em Pernambuco, a percepção é negativa para 38% e 37% dos eleitores, respectivamente.
Todavia, 30% e 33%, respectivamente, veem o trabalho de Lula como positivo.
A pesquisa
O levantamento foi realizado entre 19 e 23 de fevereiro. Em cada estado foram realizadas mais de 1 mil entrevistas.
O instituto selecionou os oito estados por representarem 62% do eleitorado do país.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
