Penedo se destaca em saúde com avanços em atenção básica e pré-natal
Município alcançou 100% de cobertura em serviços de atenção primária
A Síntese da Situação de Saúde dos Municípios de Alagoas, publicada recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), revela avanços significativos em Penedo na área da saúde.
O município, com 58.650 habitantes e 19.611 domicílios, alcançou 100% de cobertura em serviços de atenção primária à saúde (APS) e saúde bucal (SB), demonstrando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Penedo com a população.
Em 2023, Penedo contava com 20 equipes de Estratégia de Saúde da Família (eSF), 19 com atendimento de saúde bucal e uma ESFSB equivalente. Esse investimento em atenção básica garante o acesso da população a serviços essenciais de saúde.
“A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde e o alicerce para uma comunidade mais saudável”, destaca Waninna Mendonça, Secretária Municipal de Saúde. “Em Penedo, estamos colhendo os frutos de um trabalho consistente na atenção básica, com resultados positivos em diversos indicadores de saúde.”
O pré-natal também é um destaque em Penedo. Em 2023, 92% dos nascidos vivos tiveram acompanhamento pré-natal com sete ou mais consultas, um aumento expressivo em comparação aos 43,4% registrados em 2014.
“Investir na saúde da mulher e no pré-natal de qualidade é investir no futuro da nossa cidade”, afirma o Prefeito Ronaldo Lopes. “Em Penedo, as gestantes têm acesso a um acompanhamento completo, com consultas regulares, exames e orientações, garantindo uma gestação mais segura e saudável.”

A Síntese da Situação de Saúde de Alagoas destaca ainda outros avanços em Penedo, como a redução da taxa de gravidez na adolescência e o controle de doenças endêmicas.
Em 2023, a taxa de gravidez entre adolescentes de 10 a 14 anos foi de 2,5 por 1.000, enquanto entre as de 15 a 19 anos foi de 52,8 por 1.000, demonstrando uma queda em ambas as faixas etárias em comparação a 2014.
No controle de doenças como dengue, chikungunya e zika, Penedo também apresenta resultados positivos, com apenas um caso de dengue e um de chikungunya registrados em 2023.
Os dados da Síntese da Situação de Saúde de Alagoas comprovam o avanço de Penedo em saúde, com foco na prevenção, promoção e atenção integral à saúde da população.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
