Penedo se destaca em saúde com avanços em atenção básica e pré-natal
Município alcançou 100% de cobertura em serviços de atenção primária

A Síntese da Situação de Saúde dos Municípios de Alagoas, publicada recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU), revela avanços significativos em Penedo na área da saúde.
O município, com 58.650 habitantes e 19.611 domicílios, alcançou 100% de cobertura em serviços de atenção primária à saúde (APS) e saúde bucal (SB), demonstrando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Penedo com a população.
Em 2023, Penedo contava com 20 equipes de Estratégia de Saúde da Família (eSF), 19 com atendimento de saúde bucal e uma ESFSB equivalente. Esse investimento em atenção básica garante o acesso da população a serviços essenciais de saúde.
“A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde e o alicerce para uma comunidade mais saudável”, destaca Waninna Mendonça, Secretária Municipal de Saúde. “Em Penedo, estamos colhendo os frutos de um trabalho consistente na atenção básica, com resultados positivos em diversos indicadores de saúde.”
O pré-natal também é um destaque em Penedo. Em 2023, 92% dos nascidos vivos tiveram acompanhamento pré-natal com sete ou mais consultas, um aumento expressivo em comparação aos 43,4% registrados em 2014.
“Investir na saúde da mulher e no pré-natal de qualidade é investir no futuro da nossa cidade”, afirma o Prefeito Ronaldo Lopes. “Em Penedo, as gestantes têm acesso a um acompanhamento completo, com consultas regulares, exames e orientações, garantindo uma gestação mais segura e saudável.”

A Síntese da Situação de Saúde de Alagoas destaca ainda outros avanços em Penedo, como a redução da taxa de gravidez na adolescência e o controle de doenças endêmicas.
Em 2023, a taxa de gravidez entre adolescentes de 10 a 14 anos foi de 2,5 por 1.000, enquanto entre as de 15 a 19 anos foi de 52,8 por 1.000, demonstrando uma queda em ambas as faixas etárias em comparação a 2014.
No controle de doenças como dengue, chikungunya e zika, Penedo também apresenta resultados positivos, com apenas um caso de dengue e um de chikungunya registrados em 2023.
Os dados da Síntese da Situação de Saúde de Alagoas comprovam o avanço de Penedo em saúde, com foco na prevenção, promoção e atenção integral à saúde da população.
Últimas notícias

Polícia Civil prende acusado de homicídio em SP, em Alagoas

Hemoal funciona com escala especial no feriadão da Emancipação Política de AL

Polícia Civil elucida homicídio ligado ao tráfico de drogas, em Santana do Ipanema

Vacinação contra o HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos em AL

Ex-presidente Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 após condenação do STF

Polícia Militar apreende drogas em ações em Maceió e Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
