Penedo promove a Semana da Água 2025 com ações educativas e ambientais
Programação diversificada para conscientização ambiental
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizará entre os dias 17 e 21 de março a Semana da Água 2025, evento que mobiliza a população em torno da importância da preservação dos recursos hídricos. Com o tema “Água e Cidadania: Direito de todos, responsabilidade de cada um”, a programação contará com atividades educativas, trilhas ecológicas, mutirão de limpeza e espetáculos culturais.
A iniciativa tem apoio da CODEVASF, Recicla Penedo, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.
Programação diversificada para conscientização ambiental
A Semana da Água 2025 inicia na segunda-feira (17) com a abertura oficial no Theatro Sete de Setembro, com apresentações artísticas da Sociedade Musical Penedense e SEMED, a partir das 19h.
Na terça-feira (18), a programação segue com a atividade Barco Escola – Projeto Observando os Rios (Meros do Brasil), levando os participantes ao Porto da Balsa para uma experiência prática sobre monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco.
A quarta-feira (19) será dedicada à educação ambiental, começando com a Trilha Ecológica – Projeto Bichos do Baixo São Francisco, na APA da Marituba do Peixe. Em seguida, ocorre o Momento Acadêmico, no auditório do IFAL Penedo, e à noite, a população poderá participar da Oficina de Sabão Ecológico nas escolas municipais.
Na quinta-feira (20), a Caravana Ambiental com o IMA leva palestras e atividades educativas para a escola municipal.
Já na sexta-feira (21), a programação encerra com um grande mutirão de limpeza, incluindo peixamento, plantio de mudas e instalação de placas educativas nas margens do Rio São Francisco. A manhã termina com a apresentação do espetáculo “Mar de Soluções”, no Theatro Sete de Setembro.
Prefeitura de Penedo reforça compromisso com o meio ambiente
O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fagner Matias, destaca a importância do evento para sensibilizar a população sobre o uso consciente da água.
“A Semana da Água é um momento fundamental para fortalecer a educação ambiental em Penedo. Nossa cidade tem uma relação direta com o Rio São Francisco, e é nosso dever, enquanto gestão e cidadãos, atuar para a preservação desse bem tão valioso. As ações desta edição reforçam essa conscientização e estimulam práticas sustentáveis na nossa comunidade.”
O prefeito Ronaldo Lopes ressalta que a gestão municipal tem investido em iniciativas ambientais para garantir um futuro sustentável.
“Nosso governo trabalha com responsabilidade e planejamento para proteger os recursos naturais e promover a qualidade de vida dos penedenses. A Semana da Água reforça esse compromisso, incentivando boas práticas ambientais e a valorização do nosso São Francisco.”
Com uma programação inclusiva e educativa, a Semana da Água 2025 reafirma Penedo como referência em ações de conscientização ambiental, unindo gestão pública, estudantes, pesquisadores e sociedade civil em prol da sustentabilidade.
Serviço:
Semana da Água 2025
De 17 a 21 de março
Locais variados
– confira a programação completa

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
