Prefeitura e Conselho lançam campanha "Transforme seu imposto de renda em esperança" em Arapiraca
Pessoas físicas e jurídicas podem destinar percentuais do imposto para instituições
A sua declaração anual do Imposto de Renda pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes de Arapiraca.
Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Esperança”.
O intuito desta ação é destinar o Imposto de Renda (IR) do contribuinte arapiraquense no auxílio às instituições que zelam pelos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com o CMDCA, essa é uma oportunidade de sensibilizar a população para efetuar a dedução de até 3% do IR para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
O período para a declaração está previsto para acontecer entre os dias 17 de março e 31 de maio deste ano, segundo informações da Receita Federal do Brasil (RFB).
Para doar, é importante que a declaração seja realizada no modelo completo. Após o preenchimento de todos os campos, o contribuinte deve procurar o item “resumo da declaração”, seguido de “doações diretamente na declaração”, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e selecionar o município.
O próprio sistema da Receita Federal irá efetuar o cálculo e disponibilizará o valor que cada contribuinte poderá deduzir para o FIA. Uma vez escolhido o valor, o sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser recolhida até o dia 31 de maio de 2025.
Tanto quem possui imposto a pagar, quanto o que tem a ser restituído poderá fazer a dedução para o Fundo da Infância e da Adolescência. Aquele que tem a pagar, o valor da doação será abatido. Quem tem imposto a receber, o valor da doação será somado o montante a ser restituído. Logo, o custo final para o contribuinte é zero.
Em 2024, o CMDCA realizou um chamamento público e destinou R$270 mil às seguintes instituições: Associação Manoel Teles Solidário; Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (AFCAL); Associação Mãe Rainha; Associação Domingos Sávio; Pestalozzi Arapiraca; Associação Amor Perfeito Azul (APA); Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Município de Arapiraca (APAE); Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB); e Instituição João de Barro.
Para mais informações, os interessados(as) poderão entrar em contato com o conselho através do correio eletrônico [email protected].

Últimas notícias
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
