Prefeitura e Conselho lançam campanha "Transforme seu imposto de renda em esperança" em Arapiraca
Pessoas físicas e jurídicas podem destinar percentuais do imposto para instituições
A sua declaração anual do Imposto de Renda pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes de Arapiraca.
Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Esperança”.
O intuito desta ação é destinar o Imposto de Renda (IR) do contribuinte arapiraquense no auxílio às instituições que zelam pelos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com o CMDCA, essa é uma oportunidade de sensibilizar a população para efetuar a dedução de até 3% do IR para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
O período para a declaração está previsto para acontecer entre os dias 17 de março e 31 de maio deste ano, segundo informações da Receita Federal do Brasil (RFB).
Para doar, é importante que a declaração seja realizada no modelo completo. Após o preenchimento de todos os campos, o contribuinte deve procurar o item “resumo da declaração”, seguido de “doações diretamente na declaração”, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e selecionar o município.
O próprio sistema da Receita Federal irá efetuar o cálculo e disponibilizará o valor que cada contribuinte poderá deduzir para o FIA. Uma vez escolhido o valor, o sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser recolhida até o dia 31 de maio de 2025.
Tanto quem possui imposto a pagar, quanto o que tem a ser restituído poderá fazer a dedução para o Fundo da Infância e da Adolescência. Aquele que tem a pagar, o valor da doação será abatido. Quem tem imposto a receber, o valor da doação será somado o montante a ser restituído. Logo, o custo final para o contribuinte é zero.
Em 2024, o CMDCA realizou um chamamento público e destinou R$270 mil às seguintes instituições: Associação Manoel Teles Solidário; Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (AFCAL); Associação Mãe Rainha; Associação Domingos Sávio; Pestalozzi Arapiraca; Associação Amor Perfeito Azul (APA); Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Município de Arapiraca (APAE); Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB); e Instituição João de Barro.
Para mais informações, os interessados(as) poderão entrar em contato com o conselho através do correio eletrônico [email protected].

Últimas notícias
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Filhotes de raposa-vermelha são flagrados em momento de pura brincadeira na natureza
Morre aos 93 anos Nivaldo Jatobá, ex-prefeito de São Miguel dos Campos
Exames e cirurgias oftalmológicas mudam a vida de milhares de alagoanos
Nicki Minaj se declara ‘fã número um’ de Donald Trump em evento na capital americana
Prévias carnavalescas de Arapiraca começam nesta quinta com arrastão da Banda Eva
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
