Idosos da Casa dos Velhinhos ganham dia especial em companhia de cães resgatados em Arapiraca
Ação levou alegria e bem-estar para os residentes da instituição

Em uma iniciativa que promoveu bem-estar para pessoas idosas institucionalizadas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou, nessa terça-feira (11), um encontro especial entre idosos residentes na Casa dos Velhinhos, em Arapiraca, e cães resgatados pela Associação Humanitária de Proteção aos Animais de Rua (AHPAR).
A ação, que teve como objetivo fortalecer os vínculos afetivos e proporcionar momentos de alegria e interação, revelou ser um sucesso, evidenciando os benefícios terapêuticos da convivência entre humanos e animais.
O encontro foi planejado pela equipe da Secdef para criar um ambiente acolhedor e seguro para os idosos e os animais. A programação teve início com uma palestra informativa ministrada pela psicóloga Emanuela Lima, do Centro de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), que abordou a história da relação entre humanos e animais, destacando os benefícios emocionais e físicos dessa interação.
Na sequência, os idosos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os cães, acariciando-os, brincando e compartilhando momentos de carinho. "Ao chegarmos, havia pessoas idosas um pouco retraídas, mas quando os cães chegaram e começaram a passear, vários idosos começaram a se soltar, a fazer carinho, perguntas e também a relatar histórias do passado", explica Danielle Alves, gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Secdef.
De acordo com a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a ação realizada na instituição Casa dos Velhinhos é parte de um esforço contínuo da Secdef em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos em Alagoas. "Reconhecemos a importância da interação com animais como uma ferramenta terapêutica eficaz e planejamos fazer outras ações como essa nos municípios", disse a gestora.
Para Rosângela Maria, diretora da Casa dos Velhinhos, o momento é de extrema necessidade para o convívio dos idosos residentes na instituição. "Essa interação dos idosos com os animais é muito importante. Eles se sentem felizes e valorizados, pois este momento permite uma adaptação e um reencontro com memórias do passado. E isso é muito gratificante para eles", explicou Maria.
Terapia Assistida por Animais
A terapia assistida por animais (TAA) é uma prática reconhecida mundialmente por seus efeitos positivos na saúde física e mental de pessoas de todas as idades, especialmente pessoas idosas. Estudos científicos têm demonstrado que a interação com animais pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de estimular a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como a ocitocina.
No caso das pessoas idosas, a TAA pode trazer benefícios adicionais, como estímulo à memória e à comunicação, pois a interação com animais pode despertar memórias afetivas e estimular a conversa, especialmente em idosos com demência ou dificuldades de comunicação. Traz ainda o aumento da autoestima e da sensação de utilidade, já que cuidar de um animal pode dar aos idosos um senso de propósito e responsabilidade, aumentando sua autoestima e confiança.
Outros benefícios são a redução da solidão e do isolamento social, pois a companhia de um animal pode preencher o vazio da solidão e proporcionar momentos de alegria e interação social; e melhora da saúde física, visto que estudos têm demonstrado que a TAA pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a função cardiovascular e aumentar a força muscular.
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
