Laboratório Oxetech de Arapiraca inicia as primeiras turmas de cursos ofertados pelo Governo de Alagoas
As disciplinas são gratuitas e incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script e Phyton

O laboratório do Programa Oxetech da cidade de Arapiraca, localizado no FDS Coworking, Rua Olavo Bilac, centro da cidade, deu início às suas atividades. Com cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Governo de Alagoas, o laboratório conta com turmas que incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script (linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas web) e Phyton (linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software e ciência de dados).
O programa é coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e tem o objetivo de promover a capacitação técnica e profissional dos alagoanos, incentivando o empreendedorismo e atraindo investimentos, democratizando o acesso a conhecimentos tecnológicos em diferentes níveis e conectando estudantes à profissionalização e, posteriormente, a vagas no mercado de trabalho.

A instrutora Rafaella Nunes, formada em Ciência da Computação, destacou que os alunos têm mostrado bastante interesse pelo mercado da tecnologia, que é um dos que mais crescem atualmente.
“Essa troca de conhecimento tem sido algo bastante positivo. Os alunos estão bem interessados em aprender e descobrir esse mundo que, para muitos, é algo novo. Eu acredito que o programa é uma porta de entrada para aqueles que querem uma realocação profissional, um aperfeiçoamento ou, até mesmo, começar na área e quem sabe voltar ao programa como instrutor no futuro”, disse Rafaella.
Ela ainda ressalta que a estrutura é excelente para o bom desenvolvimento das aulas e qualidade do ensino. “Temos computadores, sala climatizada, projetores, dois instrutores à disposição dos alunos, internet de alta qualidade e equipamentos que contribuem, e muito, na qualidade do ensino”, ressalta a instrutora.

Para o aluno Jonas Fernando, é uma grande oportunidade de alcançar desenvolvimento profissional, mesmo para aqueles que são de outras áreas. “Não temos como fugir da tecnologia. Eu sou engenheiro agrônomo, mas enxergo os cursos como uma excelente oportunidade, visto que a tecnologia é o presente e o futuro. Vale super a pena conhecer o programa e buscar se desenvolver profissionalmente. Hoje faço aula de Java Script, mas minha perspectiva é adentrar em outras linguagens de programação e desenvolver um aplicativo que converse com a minha área de formação.”, relatou Jonas.
O programa Oxetech já possui um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão em qualificação técnica e na expansão da infraestrutura dos laboratórios. Atualmente, a ação já capacitou mais de 4 mil pessoas em cursos técnicos em diversas áreas de tecnologia, distribuídos em 11 laboratórios em 10 municípios de Alagoas, com a inauguração de três novas unidades em 2024 nas cidades de Arapiraca, Batalha e Pão de Açúcar.
Últimas notícias

Forte calor provoca temporal em Paulo Afonso, Sertão da Bahia

Crianças com deficiência seguem enfrentando obstáculos para acesso a tratamentos pelos planos de saúde

Pai de bebê sequestrada em Novo Lino lamenta desaparecimento da filha

Homens incendeiam ônibus no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió

Rogério Siqueira é reeleito por unanimidade para representar a Série D na Comissão Nacional de Clubes

Banda Fascínio grava novo DVD em Paripueira com grandes nomes do forró
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
