Laboratório Oxetech de Arapiraca inicia as primeiras turmas de cursos ofertados pelo Governo de Alagoas
As disciplinas são gratuitas e incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script e Phyton
O laboratório do Programa Oxetech da cidade de Arapiraca, localizado no FDS Coworking, Rua Olavo Bilac, centro da cidade, deu início às suas atividades. Com cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Governo de Alagoas, o laboratório conta com turmas que incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script (linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas web) e Phyton (linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software e ciência de dados).
O programa é coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e tem o objetivo de promover a capacitação técnica e profissional dos alagoanos, incentivando o empreendedorismo e atraindo investimentos, democratizando o acesso a conhecimentos tecnológicos em diferentes níveis e conectando estudantes à profissionalização e, posteriormente, a vagas no mercado de trabalho.

A instrutora Rafaella Nunes, formada em Ciência da Computação, destacou que os alunos têm mostrado bastante interesse pelo mercado da tecnologia, que é um dos que mais crescem atualmente.
“Essa troca de conhecimento tem sido algo bastante positivo. Os alunos estão bem interessados em aprender e descobrir esse mundo que, para muitos, é algo novo. Eu acredito que o programa é uma porta de entrada para aqueles que querem uma realocação profissional, um aperfeiçoamento ou, até mesmo, começar na área e quem sabe voltar ao programa como instrutor no futuro”, disse Rafaella.
Ela ainda ressalta que a estrutura é excelente para o bom desenvolvimento das aulas e qualidade do ensino. “Temos computadores, sala climatizada, projetores, dois instrutores à disposição dos alunos, internet de alta qualidade e equipamentos que contribuem, e muito, na qualidade do ensino”, ressalta a instrutora.

Para o aluno Jonas Fernando, é uma grande oportunidade de alcançar desenvolvimento profissional, mesmo para aqueles que são de outras áreas. “Não temos como fugir da tecnologia. Eu sou engenheiro agrônomo, mas enxergo os cursos como uma excelente oportunidade, visto que a tecnologia é o presente e o futuro. Vale super a pena conhecer o programa e buscar se desenvolver profissionalmente. Hoje faço aula de Java Script, mas minha perspectiva é adentrar em outras linguagens de programação e desenvolver um aplicativo que converse com a minha área de formação.”, relatou Jonas.
O programa Oxetech já possui um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão em qualificação técnica e na expansão da infraestrutura dos laboratórios. Atualmente, a ação já capacitou mais de 4 mil pessoas em cursos técnicos em diversas áreas de tecnologia, distribuídos em 11 laboratórios em 10 municípios de Alagoas, com a inauguração de três novas unidades em 2024 nas cidades de Arapiraca, Batalha e Pão de Açúcar.
Últimas notícias
Silvia Abravanel reencontra cobra de estimação em casa após meses de sumiço
Flávio faz aceno a Neymar após Lula chamar atacante de 'jogador home office'
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeo com IA e alega propaganda antecipada
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
