Laboratório Oxetech de Arapiraca inicia as primeiras turmas de cursos ofertados pelo Governo de Alagoas
As disciplinas são gratuitas e incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script e Phyton
O laboratório do Programa Oxetech da cidade de Arapiraca, localizado no FDS Coworking, Rua Olavo Bilac, centro da cidade, deu início às suas atividades. Com cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Governo de Alagoas, o laboratório conta com turmas que incluem Informática Básica, Lógica de Programação, Java Script (linguagem de programação que permite implementar itens complexos em páginas web) e Phyton (linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software e ciência de dados).
O programa é coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e tem o objetivo de promover a capacitação técnica e profissional dos alagoanos, incentivando o empreendedorismo e atraindo investimentos, democratizando o acesso a conhecimentos tecnológicos em diferentes níveis e conectando estudantes à profissionalização e, posteriormente, a vagas no mercado de trabalho.

A instrutora Rafaella Nunes, formada em Ciência da Computação, destacou que os alunos têm mostrado bastante interesse pelo mercado da tecnologia, que é um dos que mais crescem atualmente.
“Essa troca de conhecimento tem sido algo bastante positivo. Os alunos estão bem interessados em aprender e descobrir esse mundo que, para muitos, é algo novo. Eu acredito que o programa é uma porta de entrada para aqueles que querem uma realocação profissional, um aperfeiçoamento ou, até mesmo, começar na área e quem sabe voltar ao programa como instrutor no futuro”, disse Rafaella.
Ela ainda ressalta que a estrutura é excelente para o bom desenvolvimento das aulas e qualidade do ensino. “Temos computadores, sala climatizada, projetores, dois instrutores à disposição dos alunos, internet de alta qualidade e equipamentos que contribuem, e muito, na qualidade do ensino”, ressalta a instrutora.

Para o aluno Jonas Fernando, é uma grande oportunidade de alcançar desenvolvimento profissional, mesmo para aqueles que são de outras áreas. “Não temos como fugir da tecnologia. Eu sou engenheiro agrônomo, mas enxergo os cursos como uma excelente oportunidade, visto que a tecnologia é o presente e o futuro. Vale super a pena conhecer o programa e buscar se desenvolver profissionalmente. Hoje faço aula de Java Script, mas minha perspectiva é adentrar em outras linguagens de programação e desenvolver um aplicativo que converse com a minha área de formação.”, relatou Jonas.
O programa Oxetech já possui um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão em qualificação técnica e na expansão da infraestrutura dos laboratórios. Atualmente, a ação já capacitou mais de 4 mil pessoas em cursos técnicos em diversas áreas de tecnologia, distribuídos em 11 laboratórios em 10 municípios de Alagoas, com a inauguração de três novas unidades em 2024 nas cidades de Arapiraca, Batalha e Pão de Açúcar.
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
