Prefeitura de Penedo e Emater vão injetar mais de R$ 750 mil reais no Programa Fomento Rural
A reunião realizada na sede da Semdagro contou com a presença das equipes técnicas dos governos estadual e municipal e da gestão da pasta mais conhecida como Secretaria de Agricultura.
Uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social desenvolvida em parceria com os governos estaduais e municipais vai direcionar R$ 759.000,00 (setecentos e cinquenta e nove mil reais) para a zona rural de Penedo.
O investimento do Programa Fomento Rural é resultado da aprovação de 165 projetos elaborados por equipe de assistência técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e da Superintendência Regional da Emater Alagoas.
A política pública criada pelo presidente Lula é direcionada para as mulheres do campo em situação de vulnerabilidade social que recebem Bolsa Família, com prioridade para indígenas, extrativistas, comunidades tradicionais e quilombolas.
Por isso, não é por acaso que a maioria das agricultoras atendidas em Penedo com o Fomento Rural estão no Tabuleiro dos Negros. Além da comunidade remanescente quilombola, o programa alcança trabalhadoras rurais de mais 15 povoados penedenses.
O incentivo ao trabalho das mulheres do campo também inclui acompanhamento social, com transferência direta do valor de quatro mil e seiscentos reais na conta do Bolsa Família, sem perda do benefício. A primeira parcela será paga na próxima semana e a segunda após pelo menos três meses, mediante o desenvolvimento do projeto produtivo.
Em Penedo, 75 das 165 atividades aprovadas são na área de avicultura. As demais estão distribuídas em casa de farinha/mandioca, plantio de maracujá, panificação/bolos, lanchonete, salão de beleza, dentre outros projetos produtivos.
Sem a orientação da Semdagro e da Emater, nada disso estaria acontecendo na zona rural do município cuja administração ampliou a assistência ao agricultor e aumentou a aquisição de itens da agricultura familiar para o preparo das refeições servidas nas escolas.
“O nosso governo prioriza a zona rural de Penedo como nunca se fez antes. Para vocês terem uma ideia, nós estamos investindo atualmente cerca de dois milhões de reais na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar da nossa rede municipal, valor muito maior do que era destinado antes do nosso primeiro mandato”, frisou o Prefeito Ronaldo Lopes, agradecendo a parceria da Emater, da Seagri e do governador Paulo Dantas.
O gestor penedense também enalteceu o trabalho do Vice-Prefeito Valdinho Monteiro, homem do campo que administra a Semdagro justamente por seu conhecimento e atuação na zona rural, conforme frisou na manhã desta sexta-feira, 14, durante o encontro das mulheres agricultoras contempladas com o Programa Fomento Rural em Penedo.
A reunião realizada na sede da Semdagro contou com a presença das equipes técnicas dos governos estadual e municipal e da gestão da pasta mais conhecida como Secretaria de Agricultura.
“É para isso que eu e o prefeito Ronaldo trabalhamos juntos, para fortalecer o homem e a mulher do campo, dando melhores condições de trabalho para que vocês possam produzir porque é isso que as famílias precisam para se manter em atividade”, reforçou Valdinho Monteiro.
O Superintendente Regional da Emater Alagoas para o Baixo São Francisco, Luiz Alberto de Carvalho Barros, também falou ao público e destacou o empenho dos técnicos no trabalho que resultou no encaminhamento de projetos ao Fomento Rural, destacando que praticamente a metade dos 1.800 aprovados para Alagoas são da regional que atende Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião.
Últimas notícias
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
