Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A está presente nos postos de saúde de Penedo
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo

A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública, principalmente no Nordeste. Por isso, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi criado com o objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade.
A Vitamina A, assim como demais vitaminas, é uma substância que o corpo humano não consegue fabricar e é adquirida via alimentação, sendo de extrema necessidade para manter a imunidade, a pele, mucosas e visão saudáveis.
E para que a deficiência de vitamina A, responsável por causar problemas como a xeroftalmia (olho seco), cegueira de origem nutricional e, nas formas mais graves, mortalidade por diarreia e outras causas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha na promoção da assistência à população de Penedo.
“A suplementação da Vitamina A, que é administrada com uma gotinha, já começa para todas as crianças menores de 1 ano, visto ser uma idade onde o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. O uso dessa suplementação é de extrema importância porque evita problemas oculares e ajude no desenvolvimento infantil”, explica a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS Penedo, Dhayanna Gabryella de Oliveira.
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo. Para crianças de 6 a 11 meses basta a dose única. Já para crianças de 1 a 4 anos completos existe acompanhamento do posto, com administração de uma dose a cada 6 meses.
“A suplementação de vitamina A nos postos de saúde é uma estratégia essencial para prevenir a deficiência dessa vitamina, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a saúde ocular e o desenvolvimento saudável. Essa iniciativa é um importante passo para promover a saúde pública e reduzir os riscos de doenças associadas à carência nutricional”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Últimas notícias

Saiba como será o funcionamento do comércio nos feriados da Sexta-Feira Santa e Tiradentes

Braga Netto recebe líder do PL na prisão e o parabeniza por articulação pela anistia

Condenado por estuprar sobrinha de 11 anos é preso em Olivença, Sertão de AL

Justiça de Alagoas derruba lei que cria Dia em Memória às Vítimas do Comunismo em Maceió
Nova lei de Gabi Gonçalves estimula participação feminina na ciência e tecnologia em AL

Batalhão da PM queima cruz em ritual com tom supremacista em SP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
