Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A está presente nos postos de saúde de Penedo
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo
A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública, principalmente no Nordeste. Por isso, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi criado com o objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade.
A Vitamina A, assim como demais vitaminas, é uma substância que o corpo humano não consegue fabricar e é adquirida via alimentação, sendo de extrema necessidade para manter a imunidade, a pele, mucosas e visão saudáveis.
E para que a deficiência de vitamina A, responsável por causar problemas como a xeroftalmia (olho seco), cegueira de origem nutricional e, nas formas mais graves, mortalidade por diarreia e outras causas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha na promoção da assistência à população de Penedo.
“A suplementação da Vitamina A, que é administrada com uma gotinha, já começa para todas as crianças menores de 1 ano, visto ser uma idade onde o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. O uso dessa suplementação é de extrema importância porque evita problemas oculares e ajude no desenvolvimento infantil”, explica a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS Penedo, Dhayanna Gabryella de Oliveira.
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo. Para crianças de 6 a 11 meses basta a dose única. Já para crianças de 1 a 4 anos completos existe acompanhamento do posto, com administração de uma dose a cada 6 meses.
“A suplementação de vitamina A nos postos de saúde é uma estratégia essencial para prevenir a deficiência dessa vitamina, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a saúde ocular e o desenvolvimento saudável. Essa iniciativa é um importante passo para promover a saúde pública e reduzir os riscos de doenças associadas à carência nutricional”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Últimas notícias
Médica é denunciada pelo MPAL por agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
[Vídeo] Suspeito de série de roubos em Arapiraca é preso após ser reconhecido por vítimas
Renan critica texto de Derrite no PL Antifacção: ‘Fazer arminha em época de campanha não funciona
Mostra de Cinema Infantil abre cortinas para os pequenos espectadores
Governo investe R$ 17 milhões em conjunto habitacional em Murici
Ministério Público cobra informações sobre alvarás e licenças para a construção da sede da Oplit na Praça Gogó da Ema
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
