Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A está presente nos postos de saúde de Penedo
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo

A deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública, principalmente no Nordeste. Por isso, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi criado com o objetivo de reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade.
A Vitamina A, assim como demais vitaminas, é uma substância que o corpo humano não consegue fabricar e é adquirida via alimentação, sendo de extrema necessidade para manter a imunidade, a pele, mucosas e visão saudáveis.
E para que a deficiência de vitamina A, responsável por causar problemas como a xeroftalmia (olho seco), cegueira de origem nutricional e, nas formas mais graves, mortalidade por diarreia e outras causas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha na promoção da assistência à população de Penedo.
“A suplementação da Vitamina A, que é administrada com uma gotinha, já começa para todas as crianças menores de 1 ano, visto ser uma idade onde o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. O uso dessa suplementação é de extrema importância porque evita problemas oculares e ajude no desenvolvimento infantil”, explica a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS Penedo, Dhayanna Gabryella de Oliveira.
A SMS informa ainda que a suplementação não é obrigatória, mas a vitamina A é oferecida gratuitamente em todas as Unidade Básicas de Saúde de Penedo. Para crianças de 6 a 11 meses basta a dose única. Já para crianças de 1 a 4 anos completos existe acompanhamento do posto, com administração de uma dose a cada 6 meses.
“A suplementação de vitamina A nos postos de saúde é uma estratégia essencial para prevenir a deficiência dessa vitamina, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a saúde ocular e o desenvolvimento saudável. Essa iniciativa é um importante passo para promover a saúde pública e reduzir os riscos de doenças associadas à carência nutricional”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Últimas notícias

Exposição em shopping de Maceió retrata eventos culturais realizados em Penedo pela Ufal

Mãe e bebê que desapareceram em Rio Largo teriam sido mortas pelo amante do marido, diz polícia

Câmera flagra momento em que carro atinge mureta e quase despenca às margens da Ladeira do Brito

Prefeito Leandro Silva cumpre promessa e leva calçamento ao povoado Olho D’Água

Skin Cycling: o que é, quais os benefícios para a pele e como fazer

Modelo termina casamento após noivo ler “votos nojentos” no altar
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
