Prodhu da Uneal implanta projeto que incentiva caminhadas ao ar livre em Arapiraca
A organização explica que a expectativa é de que as práticas de caminhadas melhorem a circulação e a respiração, diminua o estresse, melhore o humor e o estreitamento dos laços de amizade e o espírito de grupo
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) tem promovido diversas ações que visam contribuir com a melhora da saúde física e mental dos servidores da instituição. Entre as iniciativas, está o projeto Servidor em Movimento que visa incentivar a prática de caminhadas semanais.
Na Reitoria e no Campus I, em Arapiraca, o projeto está em vigor desde novembro de 2024. Todas as sextas-feiras, no final da tarde, o grupo se reúne e escolhe um dos espaços públicos da cidade para caminhar. Além de apreciar o entorno, os participantes têm a oportunidade de interagir e aproximar os colegas.
“O Projeto Servidor em Movimento surgiu a partir de discussões sobre a saúde e bem-estar dos servidores, como também das formações promovidas pela Escola de Governo do Estado de Alagoas”, destaca a agentes de Gestão de Pessoas, Andréia Vieira Lima.
A organização explica que a expectativa é de que as práticas de caminhadas melhorem a circulação e a respiração, diminua o estresse, melhore o humor e o estreitamento dos laços de amizade e o espírito de grupo.
"O projeto Servidor em Movimento surgiu de um desejo da própria comunidade acadêmica e representa um estímulo ao autocuidado. As caminhadas buscam despertar nos servidores o interesse pela saúde física e mental e é interessante perceber o desejo de quem participa em levar outros colegas. o autocuidado que se transforma, ainda, no cuidado com o outro. Além disso, é muito importante destacar que o bem estar dos servidores eleva o clima organizacional, transformando os espaços institucionais em ambientes mais harmônicos", destaca a pró-reitora de Desenvolvimento Humano, Lilian Nunes.
O projeto visa atingir todos os campi, com o apoio dos agentes de gestão de pessoas (AGPs). Para participar, basta preencher o formulário: https://encurtador.com.br/EgWrU e comparecer às caminhadas. A organização fica por conta de cada unidade.

Para a servidora Ana Cláudia Santos de Santana, as caminhadas têm sido uma atividade importante. “Penso que seja uma atividade que para além de colocar o corpo em movimento possibilita estarmos com colegas de outros setores, conversarmos e nos conhecermos melhor”, frisou.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
