Brasil

O Facebook morreu e deu lugar ao Instagram e TikTok?

Em primeiro lugar é preciso entender como o Facebook surgiu.

Por 7segundos com Viralizou 22/03/2025 18h06
O Facebook morreu e deu lugar ao Instagram e TikTok?
Descubra se o Facebook foi mesmo engolido por outras plataformas, como o Instagram. - Foto: Reprodução

Na era dos vídeos curtos, reels, stories, shorts e tudo mais, uma rede social muito famosa no começo dos anos 2.000 parece ter perdido espaço no gosto do brasileiro: o Facebook. Mas será que a “empresa-mãe” da Meta, onde começou a fortuna de Mark Zuckerberg, está mesmo em queda e com os dias contados? Acompanhe este artigo e você vai se surpreender com a resposta.

Em primeiro lugar é preciso entender como o Facebook surgiu. A plataforma de rede social foi ao ar em 4 de fevereiro de 2004 e logo ganhou o gosto dos usuários do mundo todo, inclusive por aqui. Isso porque o Orkut (aquele a quem devemos todo o amor e devoção) já estava com sinais claros de decadência.

Oito anos depois, o “Face” chegou à marca de 1 bilhão de inscritos no mundo inteiro e aí sim se tornou a rede social mais usada do nosso tempo. Com o passar dos anos, ele se aprimorou, virou um grande hub de negócios, conexão entre pessoas, grupos e empresas, evidenciando a era das bolhas com os algoritmos ferozes de hoje em dia. Hoje é mais uma marca da Meta, big tech ainda sob o comando do Mark Zurckerberg.

TikTok, Instagram e outros caem no gosto dos jovens

O Facebook reinava absoluto até a popularização dos smartphones e da internet móvel no mundo todo. Com isso, publicar novidades do cotidiano por meio de texto e fotos já não era mais suficiente. Com o Snapchat surgiram os vídeos curtos, tendência seguida pelos stories do Instgram, os shorts do YouTube e o TikTok, que já nasceu com essa funcionalidade nativa.

É claro que com uma legião de jovens com celular na mão e plataformas de postagens rápidas a migração do antigo Facebook para o Instagram foi questão de tempo, até os dias de hoje. E claro, ampliou os negócios até criar o que chamamos hoje de marketing de influência, com os influenciadores digitais.

Então o Facebook já era?


Nada disso. A grande surpresa vem agora. O Facebook perdeu o seu reinado, isso é fato, mas ainda é mais acessado no Brasil do que o TikTok e o X (Twitter), por exemplo.

De acordo com o estudo Special Report Digital 2025, da We Are Social, e reproduzido pela RD Station, 111,3 milhões de usuários estão no “Face” atualmente no Brasil. Acima dele estão Whats App, YouTube e Instagram (Veja o ranking no fim desta matéria).

Mas o que tanta gente faz no Facebook a essa altura? Segundo o estudo, a versatilidade da plataforma ainda atrai muitas empresas a anunciar lá. Além disso, 111,3 milhões de brasileiros significa mais da metade da nossa população num único lugar. Se levarmos em conta que a Meta só permite usuários acima dos 13 anos, esse percentual sobre para quase 62%.

O Facebook ainda é um espaço reconhecido não apenas para conhecer e se comunicar com pessoas, mas para reunir familiares, se informar dos acontecimentos do momento (lembra das bolhas?) e, claro, fazer negócios. Os anúncios da plataforma alcançaram 59% do seu público em janeiro de 2024.

Neste cenário, um “irmão” mais novo tem ajudado nesses números: o Instagram. Isso porque a Meta deixou semelhante algumas formas de postagens. É possível, por exemplo, compartilha um feed no Instagram para o Facebook em apenas um clique. A familiarização é uma estratégia simples e eficaz. É só olhar o Whats App, o mais novo da família, que também tem a função “Atualizações”, que lembra – não por acaso – os stories.

Então, seja para negócios ou entretenimento, se você pensa que o Facebook morreu está muito enganado. Claro que, dependendo por onde você andar por lá alguns ambientes lembram um universo zumbi e perigoso, mas ainda há muita gente comprando e vendendo coisas por meio do seu marketplace. Ainda tem uma conta e faz tempo que não passa por lá? Dá uma olhada pra ver.

Confira a lista das redes sociais mais acessadas do Brasil*


WhatsApp – 169 milhões de usuários

YouTube – 144 milhões

Instagram 134,6 milhões

Facebook – 111,3 milhões

TikTok – 98,5 milhões

LinkedIn – 75 milhões

Kwai – 60 milhões

Facebook Messenger – 57 milhões

Pinterest – 37 milhões

X (Twitter) – 22 milhões

*Fonte: Special Report Digital 2025, da We Are Social, e reproduzido pela RD Station