O Facebook morreu e deu lugar ao Instagram e TikTok?
Em primeiro lugar é preciso entender como o Facebook surgiu.

Na era dos vídeos curtos, reels, stories, shorts e tudo mais, uma rede social muito famosa no começo dos anos 2.000 parece ter perdido espaço no gosto do brasileiro: o Facebook. Mas será que a “empresa-mãe” da Meta, onde começou a fortuna de Mark Zuckerberg, está mesmo em queda e com os dias contados? Acompanhe este artigo e você vai se surpreender com a resposta.
Em primeiro lugar é preciso entender como o Facebook surgiu. A plataforma de rede social foi ao ar em 4 de fevereiro de 2004 e logo ganhou o gosto dos usuários do mundo todo, inclusive por aqui. Isso porque o Orkut (aquele a quem devemos todo o amor e devoção) já estava com sinais claros de decadência.
Oito anos depois, o “Face” chegou à marca de 1 bilhão de inscritos no mundo inteiro e aí sim se tornou a rede social mais usada do nosso tempo. Com o passar dos anos, ele se aprimorou, virou um grande hub de negócios, conexão entre pessoas, grupos e empresas, evidenciando a era das bolhas com os algoritmos ferozes de hoje em dia. Hoje é mais uma marca da Meta, big tech ainda sob o comando do Mark Zurckerberg.
TikTok, Instagram e outros caem no gosto dos jovens
O Facebook reinava absoluto até a popularização dos smartphones e da internet móvel no mundo todo. Com isso, publicar novidades do cotidiano por meio de texto e fotos já não era mais suficiente. Com o Snapchat surgiram os vídeos curtos, tendência seguida pelos stories do Instgram, os shorts do YouTube e o TikTok, que já nasceu com essa funcionalidade nativa.
É claro que com uma legião de jovens com celular na mão e plataformas de postagens rápidas a migração do antigo Facebook para o Instagram foi questão de tempo, até os dias de hoje. E claro, ampliou os negócios até criar o que chamamos hoje de marketing de influência, com os influenciadores digitais.
Então o Facebook já era?
Nada disso. A grande surpresa vem agora. O Facebook perdeu o seu reinado, isso é fato, mas ainda é mais acessado no Brasil do que o TikTok e o X (Twitter), por exemplo.
De acordo com o estudo Special Report Digital 2025, da We Are Social, e reproduzido pela RD Station, 111,3 milhões de usuários estão no “Face” atualmente no Brasil. Acima dele estão Whats App, YouTube e Instagram (Veja o ranking no fim desta matéria).
Mas o que tanta gente faz no Facebook a essa altura? Segundo o estudo, a versatilidade da plataforma ainda atrai muitas empresas a anunciar lá. Além disso, 111,3 milhões de brasileiros significa mais da metade da nossa população num único lugar. Se levarmos em conta que a Meta só permite usuários acima dos 13 anos, esse percentual sobre para quase 62%.
O Facebook ainda é um espaço reconhecido não apenas para conhecer e se comunicar com pessoas, mas para reunir familiares, se informar dos acontecimentos do momento (lembra das bolhas?) e, claro, fazer negócios. Os anúncios da plataforma alcançaram 59% do seu público em janeiro de 2024.
Neste cenário, um “irmão” mais novo tem ajudado nesses números: o Instagram. Isso porque a Meta deixou semelhante algumas formas de postagens. É possível, por exemplo, compartilha um feed no Instagram para o Facebook em apenas um clique. A familiarização é uma estratégia simples e eficaz. É só olhar o Whats App, o mais novo da família, que também tem a função “Atualizações”, que lembra – não por acaso – os stories.
Então, seja para negócios ou entretenimento, se você pensa que o Facebook morreu está muito enganado. Claro que, dependendo por onde você andar por lá alguns ambientes lembram um universo zumbi e perigoso, mas ainda há muita gente comprando e vendendo coisas por meio do seu marketplace. Ainda tem uma conta e faz tempo que não passa por lá? Dá uma olhada pra ver.
Confira a lista das redes sociais mais acessadas do Brasil*
WhatsApp – 169 milhões de usuários
YouTube – 144 milhões
Instagram 134,6 milhões
Facebook – 111,3 milhões
TikTok – 98,5 milhões
LinkedIn – 75 milhões
Kwai – 60 milhões
Facebook Messenger – 57 milhões
Pinterest – 37 milhões
X (Twitter) – 22 milhões
*Fonte: Special Report Digital 2025, da We Are Social, e reproduzido pela RD Station
Últimas notícias
![[Vídeo] Dupla assalta loja de celulares em Santana do Ipanema fingindo ser cliente](https://img.7segundos.com.br/E515TjhLZwfPul1U7uZl0ATg-p4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-2973.jpeg)
[Vídeo] Dupla assalta loja de celulares em Santana do Ipanema fingindo ser cliente

Morador de Mata Grande morre em grave colisão entre caminhonetes no Sertão de Pernambuco

Buscas por bebê desaparecida serão retomadas nesta terça

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
