Uneal Arapiraca integra o projeto “Rede Alagoana Faça Ciência na Escola”
A contrapartida das escolas será incentivar os professores e alunos a participarem das atividades que serão ofertadas pelo projeto
O curso de Licenciatura em Química do Campus I – Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas é parceira do projeto “Rede Alagoana Faça Ciência na Escola” do Centro Universitário Cesmac. A iniciativa é vinculada ao Programa Faça Ciência na Escola (Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola).
O letramento digital é o foco dos trabalhos, por meio do fomento do uso de tecnologias digitais e experimentação cientifica na perspectiva da educação integral, podendo compor a jornada de tempo integral ou as atividades complementares das escolas de Educação Básica das cidades de Arapiraca, São Miguel e Palmeira dos Índios.
A equipe integrante do projeto esteve nas secretarias de educação e escolas de São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e a 5ª Gerência Regional de Ensino de Arapiraca (5ª Gere). No total, serão 15 escolas contempladas, sendo 11 escolas da rede municipal (São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios) e quatro escolas estaduais em tempo integral (Arapiraca).
De acordo com os docentes da Uneal, que coordenam as atividades na instituição, Aldenir Feitosa dos Santos e José Atalvanio da Silva, “as visitas às secretarias foram necessárias para apresentar o projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola aos secretários de educação para informar sobre a importância desta parceria entre Cesmac e Uneal. Já nas escolas, a visita foi importante para socializarmos o projeto com a equipe diretiva, coordenadores e professores e para conhecermos os espaços da escola, pois cada uma destas escolas citadas receberá um Laboratório Maker financiado com recursos do CNPq e MCTI.”
A contrapartida das escolas será incentivar os professores e alunos a participarem das atividades que serão ofertadas pelo projeto. As secretarias e Gere darão suporte aos professores e alunos nas atividades, concedendo transporte e alimentação.
O projeto tem como instituição executora o Centro Universitário Cesmac, e como instituições parceiras a Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, Campus Arapiraca, Universidade Federal de Alagoas, Campi Arapiraca e Maceió, e o Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Campi Arapiraca, Marechal Deodoro e Maceió.
O projeto “Rede Alagoana Faça Ciência na Escola” tem como coordenadora geral a professora Aldenir Feitosa dos Santos (Uneal - Campus I, Cesmac Maceió) e como coordenador de pesquisa o professor José Atalvanio da Silva (Uneal - Campus I).
Últimas notícias
Vídeo mostra exato momento do acidente da BMW na orla de Maceió
Caravana de Renan Filho encerra agenda com grande mobilização em P. de Pedras e Milagres
Câmara de Maceió lamenta falecimento do ex-vereador Antonio Arnaldo Camelo
Bolsonaristas se reúnem nesta segunda para discutir aliança Gaspar-JHC
Antonio Arnaldo Camelo morre aos 84 anos após trajetória marcada pela medicina, política e cultura
Carro colide contra árvore e deixa quatro feridos na BR-104 em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
