Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue
Ações simultâneas nesta terça-feira (01) visam facilitar o acesso para os candidatos à doação sanguínea
Equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (1º), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, e também em Maragogi, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Litorâneo.
Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), baseada em critérios técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as exigências está apresentar boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.
Com relação aos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. No caso dos candidatos à doação de sangue que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Quanto aos voluntários que são menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Os documentos, contudo, devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação. Os candidatos à doação de sangue que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ou que colocaram piercing, há impedimento para doar pelos próximos 12 meses.
As pessoas devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
