Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Arapiraca nesta quinta (3)
Ação busca manter estabilizado estoque sanguíneo para atender demanda de transfusões em unidades de saúde
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (3), das 8h às 16h, coleta externa de sangue em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro.
A proposta é manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais do Estado.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue, é recomendado ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
"Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Quanto aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses", informa o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.
Para os candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, há proibição de praticar o gesto voluntário. Ainda, conforme o Ministério da Saúde, é preciso dormir, pelo menos, 6 horas na noite anterior.
Já os doadores habituais que desejem doar sangue novamente, é necessário aguardar um intervalo mínimo de três meses, no caso das mulheres, e de dois meses, se forem homens.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
