[Vídeo] Projeto que promove inclusão de autistas através do esporte em Arapiraca será demonstrado em União
Equipe composta de professores, autistas e pais viaja nesta sexta (04) para União dos Palmares a convite da prefeitura local
Um projeto que teve início há cerca de 3 anos e promove a inclusão social através de aulas de basquete e natação para crianças e adolescentes autistas que residem em Arapiraca e região foi convidado para participar ser apresentado na cidade de União dos Palmares, localizada na Zona da Mata de Alagoas, nesta sexta-feira (04).
Em entrevista ao 7Segundos, o educador físico Pablo Lucini, coordenador do projeto, explicou que o convite, que partiu do Instituto de Pais e Amigos dos Autistas (Fratea), sediada em União juntamente com a Prefeitura de União dos Palmares.
"Ficamos muito honrados em receber esse convite, que significa que estamos no caminho certo. A nossa ida aqui de Arapiraca até União também vai servir para que a gente possa promover a interação entre os autistas do projeto do Cenfra com os autistas de União dos Palmares, que eles possam se conhecer e fazer amizades, esse também é o propósito.

Professores Maria e Pablo com aluno autista na piscina do Caeti, em Arapiraca. Foto: cortesia ao 7Segundos
Segundo Pablo, 15 autistas de diferentes níveis do espectro irão participar da viagem, cada um acompanhado do pai ou da mãe e dos professores e coordenadores do projeto. A viagem será feira em um ônibus cedido pela prefeitura de Arapiraca.
O local do embarque será a sede do Cenfra, no bairro Cavaco, a partir das 06h30 destsa sexta-feira (04). A equipe irá pernoitar em União e só retorna para Arapiraca na manhã do sábado (05).

Aulas de basquete com cesta personalizada em ginásio de escola da rede municipal de Arapiraca. Foto: cortesia o 7Segundos
Projeto
O projeto, denominado Move Mente, é realizado em parceria com o Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca) através da Prefeitura de Arapiraca desde 2021 e atualmente conta com mais de 80 jovens e crianças autistas de diferentes níveis, residentes nas cidades de Arapiraca, Igaci, Taquarana, Coité do Nóia e Campo Grande.
Participam alunos das cidades de Arapiraca, Igaci, Taquarana, Coité do Nóia e Campo Grande.
O trabalho visa estimular a parte cognitiva e comportamental, promovendo o desenvlvimento da coordenação motora dos alunos, melhorando também o tônus muscular.
No vídeo abaixo você pode saber mais detalhes sobre a viagem da equipe e a demonstração do projeto do Cemfra em União dos Palmares:
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
