Deputado Fabio Costa critica o STF: ‘Desconectado da realidade do país’
Parlamentar alerta sobre os impactos na segurança pública e teme avanço da criminalidade com enfraquecimento da atuação policial
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa fez críticas a decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, colocam em risco o trabalho da polícia e favorecem o avanço do crime. Sem alarde, mas com firmeza, o parlamentar apontou que medidas como a proibição de revistas íntimas em presídios e as novas restrições a operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro mostram, nas palavras dele, “total desconexão do STF com a realidade do país”.
Entre os pontos levantados está a decisão que impede revistas íntimas em visitantes de presos, considerada pelo Supremo como uma forma de preservar a dignidade humana. Para Fabio Costa, no entanto, a consequência pode ser justamente o contrário do que se pretende.
“O resultado será celulares, drogas e armas entrando em maior quantidade nos presídios, enquanto nossos policiais penais nada poderão fazer. Senão, eles é que serão presos ou punidos”, afirmou.
Outra medida contestada por ele foi a que impõe novas regras para a atuação de policiais em comunidades do Rio. Agora, os agentes precisam usar câmeras corporais, cumprir prazos curtos para concluir investigações e seguir normas mais rigorosas para autópsias em casos de morte durante confrontos. “Continuaremos vendo criminosos ostentando fuzis em plena luz do dia, e quanto a isso os ministros nada fizeram para mudar essa realidade”, disse.
Fabio Costa também chamou atenção para o que considera um abismo entre o Judiciário e quem convive com a violência de perto. “Os ministros do Supremo vivem uma vida totalmente distante da realidade das vítimas dos criminosos. Toda vez que eles mexem com segurança pública, só vemos um lado sendo beneficiado: o lado dos criminosos”, declarou.
O deputado deixou claro que, apesar das críticas, mantém esperança de mudanças. “Tenho muita fé que, um dia, nosso Supremo Tribunal Federal irá acordar para a dura realidade que vivemos e pare de romantizar o enfrentamento à criminalidade”, completou.
Últimas notícias
IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios de Alagoas nesta segunda (13)
Após 26 anos, concurso da Guarda Municipal reúne quase 15 mil candidatos em Maceió
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Prefeitura de Maceió capacita duas mil contempladas pelo Banco da Mulher Empreendedora
Arraiá Comunitário encerra edição histórica com entrega de premiações em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
