Companhias aéreas cancelam diversos voos para a Argentina após greve
Se você tinha voos para o país, vale se atentar no status de seu voo
A Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Argentina anunciou uma greve geral nesta quinta-feira, 10 de abril, em protesto contra as medidas de austeridade e reformas econômicas do presidente Javier Milei, que causaram “demissões em massa e prejudicaram o poder de compra dos consumidores”, de acordo com a Confederação.
Greve geral afeta voos para a Argentina
Diversos voos programados para esta quinta-feira (10), incluindo rotas entre Brasil e Argentina, foram cancelados. Se você tinha voos para o país, vale se atentar no status de seu voo. Veja abaixo o que as companhias que operam entre Brasil e Argentina disseram:
LATAM
A LATAM não divulgou o número de voos afetados. E reforçou que “alguns voos podem não ser cancelados, mas sim operados com alguma alteração no horário e/ou data“.
A recomendação é acompanhar o status de seu voo pela aba "Minhas Viagens" no seu site oficial. Quem for impactado por cancelamentos e/ou reprogramações pode escolher uma das seguintes opções:
- alterar data/voo sem custos – o cliente pode escolher só ida e/ou ida e volta para uma nova data, antecipando ou postergando o voo.
- receber reembolso – ele é gratuito e se aplica a todos os bilhetes não utilizados.
GOL
A GOL cancelou todos os voos de e para Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário devido à greve, com pelo menos 20 voos entre Brasil e Argentina afetados. Segundo a companhia, ela criou 10 voos extras para os dias 11 e 12 de abril.
Todos os passageiros terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, ou poderão solicitar reembolso integral, de acordo com a vontade de cada passageiro.
Passageiros com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão dos bilhetes nos canais digitais. Você pode conferir o status do voo com a GOL clicando aqui ou com a Central de Relacionamento da empresa, no telefone 0300 115 2121.
Aerolíneas Argentinas
A Aerolíneas Argentinas foi a companhia que mais sofreu com a greve. Segundo ela, 258 decolagens foram canceladas, o que afetará cerca de 20 mil passageiros. Entre as partidas afetadas estão 17 em rotas internacionais.
Passageiros que tiverem voos cancelados poderão remarcá-los sem custo entre 11 e 15 de abril ou entre 22 e 30 de abril de 2025, na mesma classe. Os que desejarem trocar a passagem para os dias 16 e 21 de abril deverão pagar a diferença de tarifa.
Quem não puder viajar no período indicado ou prefira deixar a viagem em aberto poderá reprogramá-la arcando com a diferença de tarifa, diz a companhia argentina. As modificações podem ser realizadas pelo aplicativo ou pelo seu site oficial.
Meu voo foi cancelado. E agora?
Se seu voo foi cancelado, antes de tudo, mantenha a calma. Nestes momentos em que a emoção vai à flor da pele, é importante manter a calma ao exigir os seus direitos como passageiro, pois, legalmente, você não estará desamparado. Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regulamenta todas as questões relacionadas aos voos no Brasil.
Como passageiro, uma das resoluções mais importantes da ANAC a ter conhecimento é a Resolução 400 que, dentre tantas coisas, trata sobre os seus direitos. É justamente ela que te dará todo amparo legal caso seu voo seja cancelado – ou em outros momentos em que se sinta prejudicado pela companhia aérea.
Para saber seus direitos como passageiro, clique aqui.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
