Prefeito assina decreto que reorganiza trânsito de veículos na praia do Pontal do Peba
Decreto prevê a proibição da circulação de ônibus, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte na área delimitada

A Prefeitura de Piaçabuçu deu um passo importante para a preservação ambiental e a organização do espaço público na Praia do Pontal do Peba. Na última quinta-feira (10), o prefeito Rimes assinou um decreto que regulamenta o trânsito de veículos na orla, em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
A medida estabelece um novo ordenamento viário na região da praia, especialmente nos 2,9 quilômetros de faixa litorânea onde há construções. A partir de agora, será criada a chamada "Avenida Beira-Mar", com circulação em mão dupla e espaço para estacionamento no lado das casas e comércios. Já o trecho entre essa avenida e a faixa de areia será exclusivo para pedestres e frequentadores, ficando proibida a circulação de veículos.
"O objetivo é equilibrar o uso turístico com a preservação ambiental e garantir a segurança de todos", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ari Keynes, durante visita técnica à praia. Segundo ele, a área agora livre de carros será utilizada para a instalação de bares, mesas e atividades de lazer, devolvendo o espaço aos banhistas.
A sinalização do novo traçado já começou a ser instalada. O atual piquete provisório será substituído por demarcações fixas com madeira e coqueiros, além de placas informativas. A velocidade máxima na avenida será de 30 km/h, sendo reduzida para 20 km/h em áreas mais movimentadas, como próximo aos restaurantes.
Além disso, o decreto prevê a proibição da circulação de ônibus, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte na área delimitada. Exceções serão feitas apenas para veículos essenciais, como caminhões de coleta de lixo, viaturas dos bombeiros e ônibus escolares, que seguirão tendo acesso até a comunidade da Barrinha.
O restante da faixa litorânea, da Barrinha até a foz do Rio São Francisco, segue com trânsito completamente proibido, exceto para veículos do ICMBio, pesquisas científicas e operações de fiscalização. Mesmo veículos oficiais da prefeitura precisarão de autorização do ICMBio para acessar essa área.
A Prefeitura também está em tratativas com o Detran para a municipalização da fiscalização de trânsito, o que daria aos fiscais municipais poder de atuação mais amplo. “Contamos com o apoio da população e dos órgãos estaduais para garantir o cumprimento das normas. Essa mudança é para o bem de todos: moradores, comerciantes e visitantes”, completou Keynes.
A expectativa é que até a Semana Santa a nova sinalização esteja completamente instalada, com fiscalização reforçada por meio de parcerias com a Polícia Militar e o Detran. A iniciativa marca o início de uma nova fase para o Pontal do Peba, com mais organização, segurança e respeito ao meio ambiente.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Vila Galé Coruripe: Ao lado do prefeito Marcelo Beltrão, presidente do Grupo anuncia que obras iniciam no segundo semestre

No terceiro dia de greve de fome, Glauber Braga volta a atacar Lira

Bolsonaro deixa hospital em Natal e é transferido para Brasília com suporte de UTI

População critica reajuste na tarifa de mototáxi em Palmeira dos Índios: “Pesado para o bolso do trabalhador”

Motociclista fica ferido após colidir contra caminhonete na AL-215, em Marechal Deodoro

Trabalhador morre após sofrer choque elétrico em canteiro de obras, em Batalha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
