Prefeito assina decreto que reorganiza trânsito de veículos na praia do Pontal do Peba
Decreto prevê a proibição da circulação de ônibus, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte na área delimitada

A Prefeitura de Piaçabuçu deu um passo importante para a preservação ambiental e a organização do espaço público na Praia do Pontal do Peba. Na última quinta-feira (10), o prefeito Rimes assinou um decreto que regulamenta o trânsito de veículos na orla, em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
A medida estabelece um novo ordenamento viário na região da praia, especialmente nos 2,9 quilômetros de faixa litorânea onde há construções. A partir de agora, será criada a chamada "Avenida Beira-Mar", com circulação em mão dupla e espaço para estacionamento no lado das casas e comércios. Já o trecho entre essa avenida e a faixa de areia será exclusivo para pedestres e frequentadores, ficando proibida a circulação de veículos.
"O objetivo é equilibrar o uso turístico com a preservação ambiental e garantir a segurança de todos", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ari Keynes, durante visita técnica à praia. Segundo ele, a área agora livre de carros será utilizada para a instalação de bares, mesas e atividades de lazer, devolvendo o espaço aos banhistas.
A sinalização do novo traçado já começou a ser instalada. O atual piquete provisório será substituído por demarcações fixas com madeira e coqueiros, além de placas informativas. A velocidade máxima na avenida será de 30 km/h, sendo reduzida para 20 km/h em áreas mais movimentadas, como próximo aos restaurantes.
Além disso, o decreto prevê a proibição da circulação de ônibus, caminhões, tratores e outros veículos de grande porte na área delimitada. Exceções serão feitas apenas para veículos essenciais, como caminhões de coleta de lixo, viaturas dos bombeiros e ônibus escolares, que seguirão tendo acesso até a comunidade da Barrinha.
O restante da faixa litorânea, da Barrinha até a foz do Rio São Francisco, segue com trânsito completamente proibido, exceto para veículos do ICMBio, pesquisas científicas e operações de fiscalização. Mesmo veículos oficiais da prefeitura precisarão de autorização do ICMBio para acessar essa área.
A Prefeitura também está em tratativas com o Detran para a municipalização da fiscalização de trânsito, o que daria aos fiscais municipais poder de atuação mais amplo. “Contamos com o apoio da população e dos órgãos estaduais para garantir o cumprimento das normas. Essa mudança é para o bem de todos: moradores, comerciantes e visitantes”, completou Keynes.
A expectativa é que até a Semana Santa a nova sinalização esteja completamente instalada, com fiscalização reforçada por meio de parcerias com a Polícia Militar e o Detran. A iniciativa marca o início de uma nova fase para o Pontal do Peba, com mais organização, segurança e respeito ao meio ambiente.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Fãs de Lady Gaga acampam nas areias de Copacabana para ver show

Casal em moto morre após ser atingido por caminhão na Av. Menino Marcelo

Em Interlagos, Carminha sobe Arapiraca no pódio e brilha na corrida em homenagem a Senna

3º BPM reduz homicídios em 66% no mês de abril e reforça segurança no Agreste alagoano

Mais Médicos abre três mil vagas para reduzir tempo de espera no SUS

Veja imagens do casamento do governador Paulo Dantas com Júlia Britto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
