Grupo Bagaceira encerra circulação pelo Agreste com espetáculo gratuito nesta segunda (14)
A peça conta a história de duas velhinhas que insistem em não morrer
A cidade de Arapiraca encerra, nesta segunda-feira (14), a circulação agreste do espetáculo “Interior”, promovida pelo Grupo Bagaceira de Teatro de Fortaleza (CE), em celebração aos 25 anos de trajetória. As apresentações acontecerão nos dias 14 de abril, às 20h, e 15 de abril, às 15h, no Teatro Hermeto Paschoal - Sesc Arapiraca, seguidas de debates com o público e da oficina “O Ator no Processo Colaborativo”. A circulação tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Todas as apresentações contarão com tradução em Libras. A proposta complementar de oficina também oferece vagas afirmativas para pessoas trans e travestis. A oficina “O Ator no Processo Colaborativo” será realizada nos dias 15 e 16 de abril, das 9h às 12h, na sala multieventos do Sesc Arapiraca. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos, mas as inscrições estão abertas para todas as pessoas a partir de 15 anos. A oficina é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo na construção da peça INTERIOR e em outras obras. Exercícios práticos, atividades de auto investigação e improvisos serão entrelaçados com momentos de leitura, reflexão e conversas.
“Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. A dramaturgia do espetáculo vai se misturando nas histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas”, explica a produtora e atriz Isabella Cavalcanti.
O espetáculo conta com as atrizes Tatiana Amorim e Débora Ingrid, dramaturgia de Rafael Martins, direção de Yuri Yamamoto, produção de Isabella Cavalcanti, além de Ricardo Tabosa na comunicação e contrarregragem e Ciel Carvalho como operador de luz.
Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional, o projeto Interior: Grupo Bagaceira - Circulação Agreste percorreu de 5 a 16 de abril as cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).
Sinopse
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe.
Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Sobre o espetáculo
“Interior” é fruto de uma pesquisa de 2 anos. Nesse período, o Grupo Bagaceira percorreu quatro cidades do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades e mergulhando no universo cultural que inspirou o espetáculo.
Esse processo contou com a colaboração do ator Maurice Durozier, da companhia francesa Théâtre du Soleil, e da atriz e diretora paulista Georgette Fadel, que trouxeram provocações e contribuíram para a montagem da peça.
A peça nasceu da vivência com as manifestações culturais e, principalmente, com os sujeitos que mantêm essas tradições vivas. As duas velhinhas protagonistas sintetizam todas essas histórias, tornando-se a voz de um Brasil profundo, afetivo e resistente.
Últimas notícias
Moto com sinais de adulteração é apreendida pela PM durante ocorrência na BR-104, em Flexeiras
Alfredo Gaspar retoma CPMI do INSS, destaca avanços e cobra esclarecimentos sobre citações a Lulinha
Bruninho tentou abrir mão da pensão de Bruno em troca do corpo da mãe
Decolar e Azul Linhas Aéreas são condenadas por negar reembolso integral de voo cancelado
Moradores bloqueiam AL-115 em protesto contra falta de água em Igaci
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Inhapi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
