Pássaro ‘pesca’ usando pedaço de pão em lago de Goiás
Biólogo explica que pássaro aprendeu a estratégia vendo as pessoas jogarem miolo de pão na água

Um pássaro pescou um peixe usando um pedaço de pão no lago do Bosque dos Buritis, em Goiânia. O estudante Gustavo Henrique, de 20 anos, filmou o momento em que a ave atrai um peixe jogando o pedaço na água.
No vídeo, é possível ver quando ave jogou o pedaço de pão no lago, mas uma tartaruga se aproximou do pedaço e ele pegou o pedaço novamente. Em seguida, ele jogou o pão na água de novo e logo conseguiu bicar o peixe que foi pegar a isca. A ave saiu voando com o peixe no bico.
Segundo o amigo do Gustavo, Igor Almeida, que estava junto no Bosque dos Buritis, o flagrante aconteceu no sábado (5). Igor explicou que não esperava que o vídeo daria a repercussão que ganhou nas redes sociais.
Ele conta que a ave “roubou” o pedação de pão da tartaruga, o que o deixou indignado. “Quando as tartarugas se aproximavam, ele pegava a ‘isca’ e só a soltava quando sentia segurança”, relatou.
O biólogo Edson Abrão informou, ao g1, que a ave é da espécie butorides striata, conhecido como “socomirim” ou “socozinho”. O pássaro habita em regiões quentes e com água doce como África, Ásia, América do Sul e Central. “Ele se alimenta de peixes e também de insetos, mexilhões, filhotes de cágados e caranguejos”, disse Abrão.
Sobre a estratégia de pescaria da ave, Abrão explica que não é comum que espécies de aves aprendam a fazer as coisas, como é com os mamíferos. “Um macaco que quer comer um coco na floresta, ele sabe que ele pode pegar uma ferramenta, como uma pedra, bater ela no coco e daí poder se alimentar. Com os pássaros, isso não é muito comum”, esclareceu.
Segundo Abrão, o socozinho viu as pessoas no Bosque dos Buritis jogando miolo de pão para os peixes e aprendeu que, quando joga algum alimento, os peixes vêm para a borda da água. O biólogo afirmou que esse comportamento é uma característica evolutiva que acontece com a espécie.
“Ele está aprendendo a fazer sua sobrevivência e aprendeu que pescar é algo interessante para ele. Isso é uma característica evolutiva fantástica desse animal”, afirmou.
Últimas notícias

Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche

Renan Calheiros volta a acenar para JHC e defende aliança em torno do Senado Federal

Em meio a embate sobre IOF no Congresso, Haddad tira uma semana de férias

Falso mecânico desmontava carros de clientes para vender peças ilegalmente com ajuda da mãe

Renan Calheiros sobe o tom contra Lira e dispara: ‘Cuide de sua vida que o MDB vai cuidar da dele’

Festival Municipal de Quadrilhas Juninas começa nesta segunda-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
