Viral

Pássaro ‘pesca’ usando pedaço de pão em lago de Goiás

Biólogo explica que pássaro aprendeu a estratégia vendo as pessoas jogarem miolo de pão na água

Por G1 15/04/2025 10h10 - Atualizado em 15/04/2025 10h10
Pássaro ‘pesca’ usando pedaço de pão em lago de Goiás
Pássaro ‘pesca’ usando pedaço de pão em lago de Goiás - Foto: Reprodução

Um pássaro pescou um peixe usando um pedaço de pão no lago do Bosque dos Buritis, em Goiânia. O estudante Gustavo Henrique, de 20 anos, filmou o momento em que a ave atrai um peixe jogando o pedaço na água.

No vídeo, é possível ver quando ave jogou o pedaço de pão no lago, mas uma tartaruga se aproximou do pedaço e ele pegou o pedaço novamente. Em seguida, ele jogou o pão na água de novo e logo conseguiu bicar o peixe que foi pegar a isca. A ave saiu voando com o peixe no bico.

Segundo o amigo do Gustavo, Igor Almeida, que estava junto no Bosque dos Buritis, o flagrante aconteceu no sábado (5). Igor explicou que não esperava que o vídeo daria a repercussão que ganhou nas redes sociais.

Ele conta que a ave “roubou” o pedação de pão da tartaruga, o que o deixou indignado. “Quando as tartarugas se aproximavam, ele pegava a ‘isca’ e só a soltava quando sentia segurança”, relatou.

O biólogo Edson Abrão informou, ao g1, que a ave é da espécie butorides striata, conhecido como “socomirim” ou “socozinho”. O pássaro habita em regiões quentes e com água doce como África, Ásia, América do Sul e Central. “Ele se alimenta de peixes e também de insetos, mexilhões, filhotes de cágados e caranguejos”, disse Abrão.

Sobre a estratégia de pescaria da ave, Abrão explica que não é comum que espécies de aves aprendam a fazer as coisas, como é com os mamíferos. “Um macaco que quer comer um coco na floresta, ele sabe que ele pode pegar uma ferramenta, como uma pedra, bater ela no coco e daí poder se alimentar. Com os pássaros, isso não é muito comum”, esclareceu.

Segundo Abrão, o socozinho viu as pessoas no Bosque dos Buritis jogando miolo de pão para os peixes e aprendeu que, quando joga algum alimento, os peixes vêm para a borda da água. O biólogo afirmou que esse comportamento é uma característica evolutiva que acontece com a espécie.

“Ele está aprendendo a fazer sua sobrevivência e aprendeu que pescar é algo interessante para ele. Isso é uma característica evolutiva fantástica desse animal”, afirmou.