Economia

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca

Segunda loja do Armazém Alagoas Mais Cooperativa fo iinaugurada nesta quarta (16) no Partage Arapiraca Shoppingh

Por Giovanni Luiz/7Segundos com Assessoria 16/04/2025 19h07 - Atualizado em 16/04/2025 20h08
Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Diversidade de produtos é uma das marcas da nova loja Armazém alagoas + Cooperativa - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

Foi inaugurado em Arapiraca no início da noite desta quarta-feira (16), o Armazém Alagoas + Cooperativa. O objetivo do Armazém localizado em um dos corredores do Partage Arapiraca Shopping, próximo à casa Lotérica, é dar continuidade às ações de fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária em Alagoas, ação realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). 

Ewerton Brito, Gerente de Cooperativismo e Associativismo no Estado de Alagoas, conversou com o 7Segundos e informou que trata-se do segundo Armazém Alagoas + Cooperativa inaugurado em Alagoas. O primeiro está instalado no espaço Mercado das Artes 31, em Jaraguá, Maceió, desde julho de 2024.

Ele explicou que é uma loja que reúne os produtos das cooperativas alagoanas dos mais diversos segmentos e regiões do estado.

"São produtos que têm uma ambição socioambiental, produtos que têm um trabalho excepcional em nosso estado, produtos de ótima qualidade, oriundos da agricultura famiilar, cooperativas de artesanato, associações também de artesãos, desde vinhos, cachaça, licor, açúcar, goma de tapioca, biscoitos, cocadas, mel, própolis, objetos de decoração, vestimentas, uma gama de produtos do cooperativismo alagoano", destacou Ewerton Brito.

Parte dos produtos expostos. Foto: Giovani Luiz-7Segundos

São mais de 30 cooperativas e empreendimentos da economia solidária contempladas neste início de trabalho em Arapiraca.  

Estão sendo contempladas todas as cooperativas, associaões e empreendimentos de economia solidária.

"Mais informações podem obtidas através do Instagram AlagoasMaisCooperativa, onde os interessados podem acessar um link de inscrição voltado para as cooperativas, associações e empreendimento de economia solidária, que podem se inscrever, passar por uma curadoria da nosa equipe, da Sedics (Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) para poder estar presentes em nossas lojas", complementou Ewerton Brito.

Ele explicou que a meta é abrir outras lojas em outras regiões de Alagoas.

Inauguração contou coma presença de trio de forró pé de serra. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Novo espaço

O novo espaço, instalado no shopping da maior cidade do interior de Alagoas, amplia as oportunidades de comercialização para cooperativas, associações e empreendimentos da região.

A abertura do novo armazém integra as ações do Ano Internacional do Cooperativismo e do planejamento estratégico da secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, que tem como uma de suas metas a criação de centros de comercialização para produtos do cooperativismo em todo o estado. 

De acordo com o secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, o novo espaço reforça a meta de criação de centros de comercialização para produtos do cooperativismo e da economia solidária. 

“Criamos a loja em Maceió no mês do Cooperativismo, em julho do ano passado. Com o sucesso do primeiro armazém, ampliamos para mais um, levando nossas ações para o interior. Essa é uma vitrine importante em um shopping da maior cidade do interior do estado, que vai permitir a mais cooperativas e empreendimentos a oportunidade de vender seus produtos”, destacou.

A secretária Alice Beltrão também celebra a expansão. 

“Estamos interiorizando um modelo que já se mostrou vencedor. O Armazém Alagoas + Cooperativa representa não apenas um espaço de venda, mas uma vitrine para a qualidade, a criatividade e o valor do que é produzido pelas nossas cooperativas. É geração de renda, é valorização do trabalho coletivo e, sobretudo, é desenvolvimento econômico com inclusão”, afirmou.

A gestão comercial do novo Armazém, assim como em Maceió, será realizada pela Unicafes Alagoas, através do termo de fomento para o fortalecimento das cooperativas, sobretudo da agricultura familiar e economia solidária. A loja também contará com o apoio do Sescoop, serviço de apoio ao cooperativismo.