Professora de Arapiraca descobre possíveis novos asteroides em programa da NASA
Janice Gomes descobriu três corpos celestes rondando o planeta Terra e o Sistema Solar

A movimentação de astros no céu, nos dias 26, 29 e 31 de março de 2025 não passou despercebida para a professora Janice Gomes, que trabalha na rede municipal de ensino de Arapiraca.
Por meio de detalhada e persistente observação telescópica, Janice Gomes descobriu três possíveis asteroides rondando o planeta Terra e o Sistema Solar.

Pesquisadora e amante da Ciência, a professora Janice Gomes viveu uma experiência única ao participar, pela primeira vez, do programa Caça Asteroides, uma iniciativa de Ciência Cidadã promovida pela Nasa, em parceria com o IASC (International Astronomical Search Collaboration) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A professora arapiraquense foi convidada a integrar a equipe da jovem astrônoma mirim Nicole Simeão, considerada a mais jovem astrônoma mirim do mundo.
A primeira campanha de 2025, do Programa Caça Asteroides no Brasil, foi encerrada com 313 detecções preliminares.
Entre elas, estão três descobertas realizadas pela própria Janice Gomes, que agora aguarda a validação pelo IASC.
Caso sejam confirmadas as novas descobertas, a professora Janice poderá ser convidada a nomear esses corpos celestes — uma honra reservada àqueles que contribuem significativamente com o programa.
O processo de validação pode levar cerca de um ano para que a detecção se torne provisória, e entre cinco a dez anos para a confirmação definitiva e nomeação oficial dos asteroides.
“É minha primeira participação. Acreditava que iria apenas desenvolver as habilidades de busca, mas foi uma grata surpresa. Agora é aguardar a análise do IASC”, contou, emocionada a educadora.
Mais do que uma realização pessoal, a participação de Janice representa um marco para a popularização da Ciência e o fortalecimento da Ciência Cidadã em Arapiraca, no estado de Alagoas e no Brasil.
O programa já levou outros participantes a serem premiados com viagens à NASA e se destacarem nacional e internacionalmente por suas contribuições científicas.
Com o coração cheio de orgulho e entusiasmo, a professora Janice Gomes, que tem o apoio da gestão do prefeito Luciano Barbosa e da Secretaria Municipal de Educação, já traça novos planos: quer se tornar líder de equipe e formar outros multiplicadores desse conhecimento.
Incentivo aos jovens arapiraquenses
“Quero oportunizar que outros jovens possam sentir a mesma emoção que eu senti ao receber essa notícia tão inovadora em minha vida”, afirmou.
A trajetória de Janice é um exemplo inspirador de como a Ciência pode estar ao alcance de todos, inclusive dentro das escolas públicas brasileiras, quando há incentivo, curiosidade e paixão pelo conhecimento.
O feito da professora arapiraquense reforça o papel transformador da Ciência Cidadã e o potencial dos educadores como protagonistas na construção de uma educação científica transformadora.
Últimas notícias

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda

Eduardo Bolsonaro descarta renunciar ao mandato na Câmara; licença termina neste domingo

Homem tem motocicleta roubada no bairro do Farol e é forçado a ajudar ladrão

Câmeras de segurança flagram tentativa de homicídio em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
