Semarh emite aviso de baixa umidade do ar para o Sertão e Agreste de Alagoas
Fenômeno climático causado por massa de ar seco pode causar prejuízos à população dessas regiões
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu, nesta sexta-feira (25), um aviso meteorológico alertando para a baixa umidade relativa do ar em regiões do interior de Alagoas. O fenômeno, provocado pela atuação de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão, deve durar até a próxima quarta-feira (30).
De acordo com as mais recentes rodadas dos modelos numéricos de previsão do tempo, analisados pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo de 30% durante alguns períodos do dia nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste alagoano.
A condição atual aumenta o risco de impactos à saúde e ao meio ambiente. Entre os principais riscos associados estão o aumento de doenças respiratórias, o ressecamento das vias nasais e o potencial elevado para a ocorrência de queimadas, especialmente em áreas de vegetação seca e em horários de maior incidência solar (entre 10h e 16h).
A Semarh orienta a população a evitar exposição prolongada ao sol, manter-se hidratada e redobrar os cuidados com atividades ao ar livre. A situação está sendo monitorada em tempo real pela equipe técnica da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que poderá emitir novos comunicados em caso de agravamento das condições climáticas.
O acompanhamento diário da previsão do tempo e do monitoramento hidrológico pode ser feito através do site oficial da Semarh, em www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao ewww.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
