Saúde

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

A filha afirma que o tipo sanguíneo dele é mais incomum, o que dificulta o recebimento de doações

Por Valeska Miranda* 25/04/2025 20h08 - Atualizado em 25/04/2025 20h08
Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente
Paciente necessita de doações de sangue do tipo 0- urgentemente - Foto: Reprodução

O idoso, José Humberto dos Santos, de 84 anos, residente no bairro Zélia Barbosa, em Arapiraca, Agreste de Alagoas, necessita urgentemente de doação de sangue do tipo O-.

O paciente, atualmente, de acordo com a filha dele, está internado no Hospital Carvalho Beltrão localizado em Coruripe e já foi submetido a diversos procedimentos cirúrgicos onde precisou amputar partes de alguns membros em decorrência do diabetes.

A filha de seu José Humberto conta, que desde o mês de julho do ano passado que o pai vem sofrendo com as amputações. Ela afirma que inicialmente, ele precisou amputar dois dedos do pé esquerdo, mas logo em seguida, - após passar por diversas amputações -, ele teve de amputar uma parte da perna esquerda - acima do joelho -. No entanto, a outra perna, a direita, começou a apresentar problemas circulatórios e um dos dedos já estava com um ferimento que não sarava.

Rosilda dos Santos relata que no decorrer do ano de 2024, o pai passou por aproximadamente três internações. Devido a isto e ao agravamento do quadro de saúde, o idoso acabou amputando "pedacinhos do dedão do pé direito" mesmo fazendo uso de insulina há mais de dez anos, enfatiza ela.

Rosilda afirma que a penúltima internação dele ocorreu no dia 30 de março deste ano, ela alega que ele permaneceu hospitalizado até o dia 16 de abril.

Entretanto, antes mesmo de retornar para sua residência, o idoso apresentou sintomas graves, como um quadro de hemorragia, mas ainda assim, foi liberado.

Ao chegar em sua casa, os familiares constataram que ele estava pálido e com um quadro de desorientação mental. Após um dia no imóvel, familiares decidiram voltar com ele para o hospital, e o encaminharam à emergência. Pois, o idoso sequer abria os olhos e também não conseguia falar.

Ao chegar na Upa, ele foi e internado e novamente transferido para o hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe.

A filha relata que os sintomas se agravaram em consequência de um quadro de septicemia e anemia profunda. Por causa disto, ele está internado na UTI, desde a última segunda-feira (21) necessitando urgentemente de uma transfusão sanguínea, que é essencial para sua completa recuperação e continuação do tratamento.

No entanto, o tipo sanguíneo dele é incomum (0-), e ainda não foi possível conseguir a quantidade de doadores suficientes para ele seguir com o tratamento correto, ressalta Rosilda.

Quem quiser doar voluntariamente para contribuir com a melhora do quadro de saúde do seu José Humberto dos Santos, pode procurar qualquer Hemocentro e citar o nome dele, que as doações serão direcionadas ao hospital Carvalho Beltrão em Coruripe, onde ele ainda se encontra internado.

*estagiária sob a supervisão da redação