Agreste

Festival da Criatividade impulsiona inovação e transformação social em Arapiraca

Cidade alagoana se destaca no cenário da economia criativa durante festival internacional

Por 7segundos com assessoria 26/04/2025 15h03
Festival da Criatividade impulsiona inovação e transformação social em Arapiraca
Cidade alagoana se destaca no cenário da economia criativa durante festival internacional - Foto: Cortesia


Reconhecida pela Organização Mundial da Criatividade (WCO) pelo seu potencial na economia criativa, Arapiraca se transformou em um verdadeiro palco de inovação, arte e transformação social entre os dias 21 e 23 de abril, durante o Festival da Criatividade. O evento promoveu mais de 30 atividades espalhadas por diversos pontos da cidade.

Mais de mil pessoas foram impactadas por ações que destacaram a criatividade como vetor de transformação, com atividades que integraram empreendedorismo, cultura, tecnologia, educação e desenvolvimento sustentável. O festival teve como mantenedores iniciais o Sindilojas Arapiraca e a Miind Well, que apostaram no potencial do município como polo criativo.

O movimento celebrou o Dia Mundial da Criatividade de forma simultânea em 65 cidades brasileiras e fez parte de uma mobilização global que envolveu mais de mil cidades ao redor do mundo. Em Arapiraca, ganharam destaque iniciativas como o projeto EcoBrisa, voltado à preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, oficinas de robótica e lançamento de foguetes, palestras sobre empreendedorismo, soluções criativas e empoderamento feminino, minicursos de artesanato, além de atividades de valorização da cultura ancestral, como rodas de capoeira, apresentações culturais e shows musicais.

Entre os destaques culturais, a apresentação da cantora arapiraquense Letty, participante do programa The Voice Kids em 2022, reuniu um público diverso, formado por pessoas de diferentes gerações e realidades sociais.

Diante do sucesso da primeira edição do festival na cidade, já foi iniciada uma campanha para que Arapiraca volte a sediar o evento em 2026. O município, que já teve seu potencial reconhecido internacionalmente, conta com cerca de 5% da população atuando diretamente no setor criativo e está entre as cinco cidades brasileiras com maior capacidade de desenvolvimento de serviços na área da criatividade.

Dia Mundial da Criatividade


O World Creativity Day foi criado em 2014 pelo psicólogo e empreendedor Lucas Foster, a partir de um encontro sobre economia criativa em São Paulo. O movimento rapidamente ganhou visibilidade internacional e, em 2017, foi reconhecido pela Unesco, passando a contar com o apoio do Ministério da Cultura e do Turismo. No ano seguinte, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado em 21 de abril.

Os festivais colaborativos, realizados simultaneamente em diversas cidades do mundo, têm como objetivo promover a criatividade como ferramenta estratégica para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.